Cinema italiano

Cinema

26/09 – h 18:30

È stato il figlio – Daniele Ciprì (2012)

Prêmio “Osella per il migliore contributo tecnico” 69ª Mostra internazionale d’arte cinematografica di Venezia

Um homem sentado em uma agência de correios contas às pessoas que aguardam o caso de uma família desfavorecida, composta por Nicola Ciraulo, sua esposa Loredana e seus filhos Tancredi e Serenella, e dos avôs, Fonzio e Rosa. A vida da família, atormentada pela precariedade, é abalada pela morte de Serenella, atingida por uma bala perdida. A morte da menina leva a algo inesperado.

Duração: 90 min.

Gênero: comédia grotesca

Entrada franca

3/10 – h 18:30

L’Accabadora – Enrico Pau (2016)

Festival de Shanghai, Ajaccio, Isreal di Nuoro, Galway, e Medfilmfestival de Roma

Baseado no célebre livro de Michela Murgia, o filme é ambientado na década de 1940, num vilarejo da Sardenha onde ainda resistem aos mitos de um passado misterioso e arcaico. Annetta, jovem e ainda bonita, recebeu da comunidade e do destino o papel de “accabadora”, a mulher que proporciona a boa morte. Durante os dias dos terríveis bombardeios aliados de 1943 que destruíram a cidade de Cagliari, na vida de Annetta aparece Tecla, a filha de sua irmã. No meio da morte e da dor da guerra, ela encontrará o significado profundo de sua nova vida.

Duração: 97 min.

Gênero: drama

 

11/10 – h 18:30

Io non ho paura – Gabriele Salvatores (2004)

Ganhador de 2 Prêmios David di Donatello

Verão de 1978. Na aldeia fictícia de Acqua Traverse, na região da Basilicata, no sul de Itália, Michele, um rapaz de 10 anos, vive com seus pais e sua irmã. A aldeia é composta por algumas casas rurais rodeadas por campos de trigo. A maioria dos seus nativos ou estão emigrados ou vivem nas cidades. Naquele verão quente, Michele, de férias, passa os dias brincando com as crianças da aldeia, até descobrir um velho poço. A sua natural curiosidade de criança fá-lo-á abrir o poço. Ao abri-lo, acidentalmente, toma conhecimento de um tenebroso crime em que quase todos os habitantes da aldeia estão envolvidos.

Duração: 108 min.

Gênero: drama

 

17/10 – h 18:30

1200 km di bellezza – Italo Moscati (2016)

Mil e duzentos quilômetros é o comprimento da Itália, das montanhas do Norte ao Mar do Sul; da neve branca ao azul do mar.

Um documentário direto por Italo Moscati para ver a Itália e seus patrimônios com olhares voltados para o passado, mostrando a expectativa e a premissa para um futuro retorno à beleza. O filme mostra o espetáculo da natureza e da obra que envolvem a criatividade italiana através das belas imagens selecionadas no precioso acervo do Istituto Luce Cinecittà.

Duração: 75 min.

Gênero: documentário

Be the first to comment on "Cinema italiano"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*