110 da imigração japonesa no Brasil

Há exatos 110 anos, os primeiros imigrantes partiram do Japão com destino ao Brasil. Cerca de 165 famílias, num total de 781 pessoas, viajaram por 52 dias a bordo do navio Kasato Maru, entre os portos de Kobe e Santos, onde chegou em 18 de junho de 1908.

O Brasil celebra, em 2018, os 110 anos do início da imigração japonesa e ostenta, com orgulho, a maior comunidade de descendentes de japoneses no mundo, com mais de 1,5 milhão de pessoas. Na direção contrária, os mais de 190 mil brasileiros que hoje vivem em território japonês são a face mais nova, iniciada a partir dos anos 1980, da relação humana entre o Brasil e o Japão.

Os 110 anos do início da imigração japonesa no Brasil serão comemorados ao longo de 2018 em eventos a serem organizados por associações da sociedade civil, empresas japonesas, pelas Embaixada e Consulados do Brasil no Japão (駐日ブラジル大使館, Consulado-Geral do Brasil em Nagoia) e do Japão no Brasil (Embaixada do Japão no Brasil, Consulado Geral do Japão em São Paulo, Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Consulado Geral do Japão em Manaus 在マナウス日本国総領事館).

Acompanhe a programação completa das comemorações no Brasil no site da Embaixada do Japão em Brasília: http://www.br.emb-japan.go.jp/110anos/index.html