7ª Mostra de Cinema Polonês em São Paulo

Com apoio da Embaixada da Polônia no Brasil a 7º edição da Mostra faz uma homenagem ao rei da comédia polonesa Juliusz Machulski, cineasta aclamado, reconhecido como autor multigênero, pós-moderno e mestre do entretenimento, como é chamado pelos críticos. A seleção de sete filmes apresenta o forte teor político de seus filmes e traz três obras-primas na carreira do diretor, fundamentais na história do cinema polonês: Sexmissão (1983), Kingsaiz (1987) e Déjà Vu (1988), que serão apresentados em versões restauradas. A mostra será, de 06 a 11 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro (11) 3113-3651. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO:

06/12 – QUARTA-FEIRA

14h – Vinci
16h – Embaixada
18h – Déjà Vu

07/12 – QUINTA-FEIRA

14h – Canção de Ninar

08/12 – SEXTA-FEIRA

16h30 – Sexmissão
19h – Palestra – Bella Tozini (cineasta e pesquisadora)

09/12 – SÁBADO

14h – Kingsaiz
16h – Vinci
18h – Embaixada

10/12 – DOMINGO

15h – Quanto pesa um cavalo de Tróia?
17h30 – Déjà Vu

11/12 – SEGUNDA-FEIRA

16h30 – Canção de Ninar
19h – Quanto pesa um cavalo de Tróia?

SINOPSES

SEXMISSÃO
Polônia, 1983 / gênero: comédia de ficção científica
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Jerzy Stuhr, Olgierd Lukaszewicz, Bożena Stryjkówna, Beata Tyszkiewicz e outros
Classificação: 14 anos; duração: 116 min; formato: dvd

Um filme cult de ficção cientifica, considerado a melhor comédia da história do cinema polonês; é não apenas um pastiche do gênero, mas também uma metáfora do sistema totalitário, uma sátira da realidade polonesa dos últimos anos do socialismo.
Sinopse: Agosto de 1991, a televisão transmite um experimento científico épico. Maks e Albert, corajosos, voluntariam-se para a experiência. Deveriam hibernar por três anos. Porém, despertam apenas meio século depois, em 2044, quando, por consequência de um cataclismo nuclear, o sexo masculino foi totalmente eliminado da Terra e o mundo é governado pelas mulheres.

KINGSAIZ
Polônia, 1987 / gênero: comédia de fantasia
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Jacek Chmielnik, Jerzy Stuhr, Katarzyna Figura, Jan Machulski, e outros
Classificação: 14 anos; duração: 104 min; formato: blu-ray

Comédia com elementos fantásticos voltada contra o regime comunista com países metafóricos – Kingsaiz, um mundo cheio de brilho, e a simplória Gavetolândia. O filme constitui-se como um manifesto criativo do diretor, podendo ser considerado um “Cinema Irônico sobre a Polônia”.
Sinopse: Nos porões do Instituto de Pesquisas do Quaternário, existe uma terra habitada por gnomos chamada Gavetolândia. Sua paisagem é formada principalmente por gavetas, separadores e outros objetos da realidade burocrática dos escritórios. O líder de Gavetolândia acusa o químico Adas de produzir “kingsaiz” – um elixir que permite aos gnomos obter tamanho humano e morar na terra dos humanos, gozando de liberdade e outras atrações.

DÉJÀ VU
Polônia, união soviética, 1988 / gênero: comédia policial
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Jerzy Stuhr, Galina Pietrowa, Nikołaj Karaczencow, Władimir Gołowin e outros
Classificação: 14 anos; duração: 113 min; formato: blu-ray

Nota do confronto de duas culturas e civilizações. Aqui o Ocidente se encontra com o Oriente, o capitalismo, com o comunismo, a mentalidade formada pela democracia, com aquela formada na ditadura. Disso resultam várias situações cômicas, mas também muita reflexão.
Sinopse: Chicago, 1925, vigora a lei seca. O mafioso Mick Nitsch trai sua “família” e entrega à polícia um carregamento de álcool, em seguida foge para a URSS, terra de seus ancestrais. A máfia envia atrás dele John Pollack, assassino profissional de origem polonesa, com a missão de eliminar o traidor. Odessa, 1925: aporta um navio de Nova Iorque, entre os passageiros está John Pollack. Recebe-lhe muitíssimo cordialmente uma equipe soviética de boas-vindas, Pollack sofre uma concussão e perde a memória.

VINCI
Polônia, 2004 / gênero: comédia de ação
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Robert Więckiewicz, Borys Szyc, Marcin Dorociński, Kamilla Baar, Jan Machulski e outros
Classificação: 14 anos; duração: 108 min; formato: dvd

Exemplo modelar da comédia policial de intriga em que se opõe a grandiosa produção do cinema americano do gênero e o colorido polonês local. Merece atenção do telespectador a visão da cidade de Cracóvia, com sua excepcional beleza.
Sinopse: Cracóvia, começo do séc. XXI. Cuma, um experiente ladrão de obras de artes, inesperadamente sai da cadeia em liberdade condicional. Sua saída foi arranjada por Gordo, receptador que encomenda a Cuma o roubo da mais valiosa obra das coleções polonesas – “Dama com Arminho”, de Leonardo da Vinci. Uma proposta irrecusável.

CANÇÃO DE NINAR
Polônia, 2010 / gênero: comédia de terror
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Robert Więckiewicz, Małgorzata Buczkowska, Janusz Chabior, Filip Ochiński e outros
Classificação: 14 anos; Duração: 89 min; formato: dvd

Primeiro pastiche polonês do cinema de terror de vampiros. Além das brincadeiras e citações com os clássicos americanos do gênero, o diretor empresta seus fotogramas de obras de pintores espanhóis como Goya e Velazquez.
Sinopse: A família Makarewicz muda-se para uma pequena e encantadora cidade na Mazúria. Com sua chegada, pessoas começam a morrer em circunstâncias inexplicáveis. A atmosfera se torna mais densa a cada cena. O motor da tensão é a investigação conduzida por dois policiais. Apesar disso, cadáveres continuam surgindo e as inocentes vítimas desaparecem como se o chão se abrisse sob elas. A ação, rápida e cheia de inesperadas reviravoltas, vai revelando, a cada fragmento, um obscuro segredo.

QUANTO PESA UM CAVALO DE TRÓIA?
Polônia, 2008 / gênero: comédia de costumes
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Ilona Ostrowska, Maciej Marczewski, Robert Więckiewicz, Danuta Szaflarska e outros.

Classificação: 14 anos; duração: 117 min; formato: dvd
Sob a máscara de uma comédia romântica, o diretor esconde significados complexos e lida com as verdades da vida: as dificuldades da liberdade, os meandros do amor, a emancipação e a tolerância.
Sinopse: O segundo casamento da psicóloga Zofia com o cenógrafo Jakub vai muito bem. Juntos, eles criam a filha do primeiro casamento de Zofia, Florentyna, que é mais ligada ao padrasto do que ao pai biológico. Este mundo ideal, que não poderia ser melhor, termina inesperadamente no último dia de 1999: Zofia completa 40 anos.

EMBAIXADA
Polônia, 2013 / gênero: comédia de guerra
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Magda Grąziowska, Bartosz Porczyk, Robert Więckiewicz, Adam “Nergal” Darski, Jan Englert e outros
Classificação: 14 anos; duração: 105 min; formato: dvd

O uso da história da II Guerra Mundial serve ao diretor para propor uma reflexão sobre a influência da guerra na cultura contemporânea. O filme convida a reflexão sobre quão grande foi a influência do ano de 1939 na história do mundo e coloca a pergunta: o que haveria sido se não houvesse a guerra?
Sinopse: Um jovem casal – Melania e Przemek – vai a Varsóvia para cuidar do luxuoso apartamento de um tio, localizado no centro da cidade, onde antes da guerra ficava a embaixada do III Reich. Os jovens personagens não imaginariam que o favor feito ao tio se transformaria na maior aventura de suas vidas. O elevador do edifício não apenas transporta os moradores entre os andares, mas também permite a viagem no tempo: de agosto de 2012 para o momento imediatamente anterior ao início da II Guerra, agosto de 1939.

Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/7o-mostra-de-cinema-polones/