A beleza da embaixada francesa aberta ao público

A sala de jantar com o serviço montado para grandes recepções
A sala de jantar com o serviço montado para grandes recepções

Liz Lobo

A sede diplomática da França abriu as portas para a comunidade, no dia 02 de junho, quando foi possível conhecer as instalações da representação daquele país. Devidamente inscritos no passeio pela embaixada, os participantes fizeram a visita divididos em três grupos, em três horários.

Obra em vidro de Marianne Peretti
Obra em vidro de Marianne Peretti

Os visitantes puderam conhecer as áreas de trabalho dos diplomatas, dos serviços de Imprensa, cultural e consular, bem como a Sala de Cinema Le Corbusier.  A outra parte do passeio foi no domicílio do embaixador, espaço também dedicado a coquetéis e grandes recepções, como a tradicional festa do 14 de Julho, a data nacional da França, que reúne mais de mil pessoas em seus jardins.

França17Com seus prédios projetados por Guillermo de La Fuente (aluno de Le Corbusier), esse pedaço do território francês no Brasil compõe-se à arquitetura moderna da capital federal. O mobiliário da residência foi desenhado por Michel Boyer. O espaço abriga também trabalhos de outros artistas célebres como Krajcberg, Brogliar, além da já mencionada Marianne Pieretti, a única mulher do  grupo formado por Athos Bulcão Alfredo Ceschiatti e Burle Max a trabalhar ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer, na criação de Brasília.

França 056Ao final da visita, os participantes tomaram um café com delícias francesas com o macarron e o cannelè. O evento Embaixada de Portas Abertas foi organizado como parte das comemorações da Semana da Europa.

França 018

 

 

Os visitantes conheceram o espaço de uma antiga quadra de tênis que foi transformado em um jardim e uma horta orgânica cujas hortaliças atendem ao consumo interno da residência do embaixador.

França 012O estudante Diego Pereira, 22 anos, admirador da cultura francesa, foi um dos visitantes da embaixada. Auto-didata na língua francesa, ele saiu de Samambaia para conhecer a sede diplomática.

Aline Barros, fez a tradução e Sébastien Mahe, administrador da residência, guiou a visita.
Aline Barros fez a tradução e Sébastien Mahe, administrador da residência, guiou a visita.

França 041

França 058França 026França 054França 036França 039França 051França 016França 022