Alemanha e Brasil tecnológicos!

Tema foi escolhido para festa da reunificação alemã

| Oda Paula Fernandes

Fotos: Eliane Loin

Alemanha27Os alemães comemoraram, no dia 03 de outubro, os 27 anos da reunificação do país. No Brasil, a celebração foi na sede diplomática da Alemanha, em Brasília, que ganhou uma decoração especial. O embaixador George Witschel recebeu convidados com o jeito bem brasileiro, muito alegre e fazendo brincadeiras. No entanto, o diplomata também recordou os anos de guerra e de sofrimentos, mas, acima de tudo, falou da superação e da renovação alemã.

Das cinzas dos campos de concentração ao G20, das cinzas das cidades e da cerca de arame que dividiu o povo durante anos, ao posto de uma das maiores potências mundiais. Foi com esse sentimento, de uma Alemanha reformada, que George Witschel fez seu discurso com muito senso de humor. Segundo ele, é muito difícil ser embaixador quando na comemoração da Data Nacional precisa falar algo e não tem nada histórico para celebrar, como uma expedição oficial ou aniversário.

Alemanha28“Falar de política… no Brasil é interessante, mas não! Falar das relações com o Brasil… isso todos já sabem que temos bons relacionamentos. Falar de futebol…?”, brincou George Witschel com eloquência e português fluente. Ele sorriu para os convidados que protestaram, em tom de brincadeira, quando sugeriu o tema, fazendo lembrar o vexame brasileiro diante da seleção alemã na última Copa do Mundo.   “Falamos disse no ano que vem”, encerrou o diplomata, recordando a data da próxima competição mundial.

Ao retomar o discurso, o embaixador falou da “nova Alemanha”, das modernizações do país e da gastronomia alemã que foi servida em seguida. “Somos hoje uma Alemanha européia e não uma Europa Alemã, por isso, convido a todos para ouvir o hino da União Européia e assistir a uma queima de fogos artificiais”, encerrou o diplomata. Imagens da capital Berlim iluminada foram projetadas em uma imensa cúpula junto com o show pirotécnico virtual.

Alemanha48Decoração – O tema do evento neste ano, em que não há outros acontecimentos de tal relevância, trouxe para a embaixada a Cooperação Tecnológica. Para a festa, nos jardins desenhados por Burle Marx, criaram uma mistura elementos naturais e industriais em meio ao espelho d’água e plantas cuidadosamente cultivadas, um domo de bambu foi construído e projetava imagens no “céu”.

Alemanha49O nome da festa, “Alemanha e Brasil Tecnológicos”, não é por acaso. Dentre os vários acordos diplomáticos, econômicos e políticos firmados entre ambos países, o de mútua responsabilidade de preservação do clima recebe alto investimento financeiro (cerca de R$335 milhões) e de pessoal especializado no assunto, com empresas de pesquisas de ambos países.

Alemanha26Alemanha34Alemanha23AlemanhaAlemanha5Alemanha20Alemanha6Alemanha7Alemanha8Alemanha9Alemanha10Alemanha11Alemanha12Alemanha16Alemanha17Alemanha18Alemanha19Alemanha22Alemanha36Alemanha37Alemanha40Alemanha42Alemanha38Alemanha39Alemanha29Alemanha46Alemanha30Alemanha31Alemanha46Alemanha41Alemanha63Alemanha62Alemanha57Alemanha55Alemanha52Alemanha53Alemanha45Alemanha58

 

 

 

 

Alemanha50Alemanha43Alemanha44Alemanha35Alemanha25Alemanha13Alemanha47Alemanha64Alemanha65