Azerbaijão é tema de mostra fotográfica

O embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov

Exposição na Câmara dos Deputados apresenta um pouco dos encantos do país aos brasileiros

Raquel Pires

Azerbaijão10A embaixada do Azerbaijão, em parceria com o Centro Cultural da Câmara dos Deputados, lançou, na terça-feira (23) a mostra “Cultura, tradição e paisagismo do Azerbaijão”. São aproximadamente 80 fotos e pinturas, retratando as tradições, política, belezas naturais, culinária, arquitetura e carpetes de uma das nações mais antigas do mundo. Até 3 de maio, o público poderá visitar a exposição fotográfica, na Galeria do Anexo 1 da Câmara.

Azerbaijão8Azerbaijão9

4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão (12) - crédito foto-Eliane Loin

Com uma população de cerca de 9.800 milhões de habitantes e localizado entre a Ásia e a Europa, o Azerbaijão é um país cheio de histórias, no qual ocidente encontra oriente. Religiões, grupos étnicos e filosofias distintas coexistem em tolerância, sendo um país onde é possível encontrar sinagogas, igrejas católicas, ortodoxas, mesquitas, Igrejas Apostólicas Armênias e Igreja Alemã Kirche, tudo no centro de Baku, a capital azerbaidjana.

O embaixador Elkhan Polukhov e a professora Leila Bijos
O embaixador Elkhan Polukhov e a professora Leila Bijos

O embaixador Elkhan Polukhov agradeceu a presença de todos na abertura da mostra fotográfica e afirmou que a exposição era uma pequena mostra da beleza do Azerbaijão e que mesmo com a distância, Brasil e seu país se conectam. “Apesar de serem nações distantes, as fotos podem mostrar um pouco da nossa beleza. Apesar das nossas diferenças culturas, nós podemos coabitar de maneira harmoniosa”.

O embaixador Elkhan e o deputado Claudio Caiado
O embaixador Elkhan Polukhov e o deputado Claudio Caiado

O deputado federal e presidente do Grupo de Amizade entre Brasil e Azerbaijão, Claudio Caiado enalteceu a parceria entre as duas nações e afirmou que por meio da exposição é possível aproximar as culturas. “O embaixador sabe da importância do Azerbaijão para o Brasil, e mais do que isso, cada vez maior as relações comerciais, culturais e políticas. Através dessas fotografias, muitas pessoas que não conhecem o país, vão ter a oportunidade de presenciar a beleza dessa terra”.

4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão - crédito foto-Eliane Loin (5)Segundo o deputado, as belezas naturais do Azerbaijão são impressionantes, vistas por ele pessoalmente em viagens feitas ao país algumas vezes. “O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia estará lá em missão oficial semana que vem, e me parece ser a terceira vez dele no país, o que demostra o carinho que nós temos por esse país”.

4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão (9) - crédito foto-Eliane Loin 4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão (8) - crédito foto-Eliane Loin - leganda embaixador do Azerbaijão Elkhan Polukhov 4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão (7) - crédito foto-Eiane Loin - legenda-deputado Claudio Caiado 4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão - crédito foto-Eliane Loin (3) 4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão - crédito foto-Eliane Loin (1) 4º Matéria Carrossel - Exposição Azerbaijão - crédito foto-Eliane Loin (2)AzerbaijãoAzerbaijão11Azerbaijão7