Bazar Europeu atrai público animado

Raquel Pires/Liz Lôbo

Bazar2Gastronomia e apresentações musicais proporcionaram uma volta pelo velho continente

Bazar11

 

 

Embaixadores, embaixatrizes, diplomatas e centenas de outras pessoas lotaram a Cultura Inglesa, na 909 Sul,  neste sábado (11) para mais edição do Bazar Europeu que contou com vasta programação. No local foram montados estandes com comidas, bebidas, brindes, material didático e artesanato de mais de 10 países membros da União Europeia. O evento é uma das atividades da 14º Semana da Europa, que acontece por todo país contando com concertos musicais, mostras de cinema e exposições.

Logo no início, o público se animou com a apresentação do coral Vox Mundi, que entoou diversas peças clássicas europeias. O grupo, formado por pessoas de diversas nacionalidades, existe há quatro anos e se apresenta esporadicamente por Brasília. O sueco Kristian Bengston, que trabalha na Embaixada da Noruega e participa do coral, afirma que o grupo canta diversos tipos de músicas. “Hoje não foi possível apresentar uma música brasileira, pois o evento é em homenagem a Europa, mas nós cantamos de tudo, inclusive música brasileira”.

WhatsApp Image 2018-05-15 at 22.23.16O grupo, que está recrutando novos membros, geralmente ensaia uma vez por semana devido as agendas agitadas de seus participantes e conta com duas apresentações fixas por ano. “Temos duas apresentações por ano, o Concerto de Primavera que ocorre por volta de abril e maio, e o Concerto de Natal todo o final do ano”, afirma Kristian.

Bazar25Além do coral, apresentações de música com a Banda Bazar, de dança com show de Flamenco com o grupo Capricho Espanhol e de arte circense foram realizadas pelos grupos Quarteto Jazz, Circo Teatro Reboque. Embaixadores de vários países marcaram presença no bazar, não só visitando, mas também participando do trabalho nos stands; entre eles, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho e da Grécia Loannis Pediotis, da Hungria, Norbert Konkoly e Milan Cigáň da Eslováquia.

O embaixador Alain Brian Bergant comandou o estande da Eslovênia
O embaixador Alain Brian Bergant comandou o estande da Eslovênia

Nos estandes o público recebeu lembranças, objetos e degustou comidas típicas de países como, Alemanha, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Hungria,Itália, Portugal entre outros. Durante o bazar, também foi sorteada uma passagem para a Europa entre os atletas da 14ª Corrida União Europeia que ocorreu em Brasília, na semana passada.

Bazar21Bazar43Bazar3Bazar22Bazar10Bazar6Bazar41Bazar19Bazar1Bazar24Bazar27Bazar38

 

 

WhatsApp Image 2018-05-15 at 22.23.17WhatsApp Image 2018-05-15 at 22.23.18