Bolívia celebra independência confiante no desenvolvimento

Bolivia32Embaixador José Kinn Franco mostra otimismo ao afirmar compromisso do país com o crescimento econômico e social durante comemoração

Raquel Pires

Fotos: Eliane Loin

Bolivia31A Embaixada da Bolívia sediou, em Brasília, na última terça-feira (07), a festa pelo 193º aniversário de independência do país, comemorado oficialmente no dia 06 de agosto. A data marca a conquista da soberania diante da Espanha, país colonizador. O primeiro presidente boliviano foi Simón Bolívar, líder da rebelião pela conquista da autonomia daquela nação que recebeu o nome em sua homenagem. Entre os presentes estavam embaixadores de outras missões, membros do governo brasileiro, deputados e senadores, bolivianos e jornalistas.

Bolivia43José Franco recebeu os convidados com muita música e comidas típicas como a saltenha, empada boliviana muito parecida com um pastel assado, que pode ter diversos recheios.

Bolívia30
Os jornalistas Ivan Godoy e Claúdia Godoy

Antes do seu discurso, o embaixador entregou placas homenageando o ex-consul honorário da Bolívia no Brasil, Glicério Lemos, pelo seu trabalho e os jornalistas Ivan Godoy e Claúdia Godoy, pela ação feita sobre as missões jesuíticas na Bolívia. O casal fez um relato da viagem àquele país.

Bolivia37Bolivia35

Bolivia45

 

 

 

 

Afirmando compromisso com o desenvolvimento do país, o embaixador pontuou que Brasil e Bolívia possuem muitas similaridades e que ambos buscam crescer para se libertar das mazelas que assolam os países há muitos anos como a desigualdade, a pobreza e a falta de segurança pública.Ele listou alguns dos projetos que a cooperação Brasil-Bolívia tem realizado. “Privilegiamos com o Brasil a construção do trem bi oceânico, estamos avançando em projetos de integração energética, além do relacionamento comercial e cultural e importantes acordos de segurança e combate ao crime transnacional”.

José Franco encerrou seu discurso agradecendo o apoio da comunidade boliviana no Brasil e prestando uma última homenagem as Forças Armadas bolivianas que também celebraram aniversário na data.

História- Durante muitos anos, a região da atual Bolívia desenvolveu várias civilizações indígenas e no século XV, essas civilizações foram dominadas pelo Império Inca. No início do século XVI, os espanhóis chegaram na localidade e escravizaram esses povos. Passados muitos anos, as colônias espanholas passaram a se rebelar. Depois de diversas batalhas, ocorreu a Assembleia das Províncias Altoperuanas,realizada em honra da última batalha de Junín que ocorreu apenas um ano antes.

Na época, os rebeldes venceram o exército da Coroa Espanhola. A declaração de independência da Bolívia, que na época se chamava Alto do Peru, foi aprovada por 48 representantes das províncias que formavam os atuais territórios do Peru e da Bolívia. A Bolívia foi uma das primeiras colônias espanholas a se rebelar e se tornar independente em 1825.

Bolívia7Bolivia

Bolivia38Bolivia36Bolivia41Bolívia28Bolívia1Bolívia25Bolívia23Bolívia11Bolívia8 Bolívia9Bolívia10Bolívia12 Bolívia13 Bolívia14 Bolívia15Bolívia18Bolívia19Bolívia20Bolívia22Bolívia21Bolívia16Bolivia44Bolivia42