Bolonha celebra 357 anos da tradicional mortadela local

Festa celebra iguaria da culinária da Emília-Romana

A cidade de Bolonha, na Itália, celebra a partir da próxima quarta-feira (24) os 357 anos da mortadela Bologna Igp. O primeiro #MortadellaDay, promovido pelo consórcio de tutela da iguaria na capital da Emília-Romana, será realizado na Piazza Maggiore e no Fico Eataly World. O evento tem como objetivo relembrar o édito emitido pelo cardeal Ranuccio Farnese em 24 de outubro de 1661, que regulamentou a produção de mortadela na Itália, definindo um padrão que é adotado até hoje na União Europeia.

A festa começará com a apresentação de uma estátua comemorativa da mortadela Bologna Igp, feita pelo escultor italiano Nicola Zamboni, na Basílica de San Petronio, localizada no centro histórico da cidade. A obra será doada à arquidiocese de Bologna.

O programa ainda inclui o espetáculo “The Mortadella Bologna Show”, que será realizado dentro de uma fábrica transparente de mortadela Bologna Igp, montada no espaço da Fábrica Italiana Rural (Fico, na sigla em italiano), com degustações promovidas pelo chef Marcello Ferrarini. No espaço Arena, será realizado um leilão de obras de arte realizadas ao vivo pelo artista plástico Mr. Wany, com a presença do empresário Oscar Farinetti, além de Corradino Marconi e Gianluigi Ligasacchi, respectivamente presidente e diretor do Consórcio Mortadella Bologna.

O dinheiro arrecadado será doado aos desabrigados pela queda da ponte Morandi, em Gênova. O calendário completo das comemorações está disponível no site www.mortadellabologna.com.