Brasília é sede de congresso internacional sobre Bioética

Cerca de 300 pessoas, de 18 países da América Latina e do Caribe, se reúnem em Brasília para discutir assuntos relacionados a Bioética, como os desafios da ética em pesquisa diante das violações aos direitos humanos, a bioética social, a crise ambiental global, entre outros. O VII Congresso Internacional da Rede de Bioética da UNESCO, sob o tema “A Bioética contra as violações dos direitos humanos depois de 70 anos da Declaração”, acontece entre os dias 08 e 10/11/2018, no Auditório 03 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB).

O evento é realizado por uma rede temática da UNESCO (RedBioética/UNESCO), pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, pela Cátedra UNESCO de Bioética da UnB e pelo Programa Regional de Bioética da UNESCO (que é abrigado no escritório da Organização em Montevidéu). O Congresso conta ainda com a colaboração da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB-DF) e da Representação da UNESCO no Brasil.

Vinte e dois renomados especialistas em Bioética da América Latina e do Caribe estarão presentes em uma programação diversa que inclui mesas-redondas, mesas de diálogo, espaços para a apresentação de livros, entre outros.

A abertura está marcada para as 08h30, do dia 08/11/2018 (quinta-feira), com as falas da reitora da UnB, Márcia Abrahão, e da Diretora do Escritório Regional de Ciências da UNESCO para América Latina e Caribe, Lidia Brito. No evento, a UNESCO no Brasil irá distribuir uma publicação impressa da versão em português da Declaração da UNESCO sobre Princípios Éticos para a Mudança Climática

Simultaneamente, serão realizados o X Encontro Aberto do Programa de Educação Permanente em Bioética da RedBioética/UNESCO, a IV Conferência de Bioética do Distrito Federal (Brasil) e o IV Encontro de alunos e ex-alunos da UnB. Todos na Universidade de Brasília.