Capital da Eslovenia recebe prêmio de turismo sustentável

Visit Liubliana

No primeiro dia de uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo, a ITB Berlin (Internationale Tourismus Börse) concluiu com uma cerimônia de prestigiosos prêmios aos melhores destinos da lista Global Top 100 Sustainable Destinations. Este ano, Ljubljana venceu na categoria de Melhores das Cidades, recebendo o prêmio por suas melhores práticas – a implementação da Bolsa de Alimentos Cultivada Localmente (Borza lokalnih živil).

Este ano, 44 finalistas concorreram aos primeiros lugares em sete categorias. Ljubljana recebeu o maior reconhecimento na categoria de Melhores das Cidades, que já é o quinto prêmio que Ljubljana recebeu da organização Green Destinations.

O júri observou os três critérios na selecção de Ljubljana: a avaliação sustentável de Ljubljana (o seu prémio Green Destinations Gold), a implementação do projeto inovador de troca de alimentos cultivados localmente e as opções de implementar essa prática noutros locais. .

Petra Stušek, MSC, Diretora Geral do Turismo de Ljubljana, recebeu o prêmio com as palavras: “ A motivação básica por trás da organização desse tipo de troca de alimentos é o objetivo dos próprios organizadores de incentivar o auto abastecimento alimentar local. As cadeias de abastecimento curtas têm efeitos positivos em várias perspectivas do desenvolvimento sustentável da cidade e sua região mais ampla no campo da economia; influencia o ambiente das relações sociais, a direção seguida pela cidade de Ljubljana por mais de uma década. Em Ljubljana Tourism, estamos introduzindo componentes amigáveis ao meio ambiente e à sociedade em nossos produtos, serviços e projetos. Porque estamos conscientes do reconhecimento cada vez maior do conceito de desenvolvimento sustentável do turismo e das investigações feitas aos próprios turistas sobre produtos sustentáveis. Os ingredientes cultivados localmente representam uma tendência na cozinha contemporânea, que está a tornar-se cada vez mais um elemento importante da oferta turística de Ljubljana, pelo que pretendemos continuar com a Bolsa e encorajar cada vez mais fornecedores e consumidores a juntarem-se a nós. “

A Bolsa de Alimentos Cultivada Localmente (Borza lokalnih živil) foi organizada duas vezes em 2018 – em fevereiro e novembro. Os produtores de alimentos de Liubliana e da região central da Eslovénia, bem como potenciais compradores dos sectores público e privado reuniram-se num local, seguindo a iniciativa do Turismo de Liubliana, da Secção de Desenvolvimento Rural de Liubliana, a Agência de Desenvolvimento Regional do Liubliana. Região Urbana (RRA LUR), o Instituto de Agricultura e Florestas (KGZ Ljubljana) e em colaboração com o Instituto EKOmeter.

É a continuação do projeto em andamento da Green Supply Chain de 2015, onde o Ljubljana Tourism colabora com o Departamento de Proteção Ambiental da Cidade de Ljubljana, a Associação para o Turismo Sustentável Good Place e a Cooperativa de Desenvolvimento Rural Jarina para conectar os produtores locais de alimentos e os gerentes de hotéis e restaurantes, incentivando-os a usar ingredientes 100% cultivados localmente em suas cozinhas.

No ano passado, o público interno também reconheceu o incrível significado da Bolsa: O Turismo de Ljubljana recebeu o Prêmio Naprej de 2018 pelo melhor aproveitamento da administração pública para a implementação da Bolsa; a cerimónia é organizada nos dias da administração eslovena (Dnevi slovenske uprave), organizada pela Faculdade de Administração da Universidade de Ljubljana.