Cerimônia marca Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

Evento na Hebraica, no Rio de Janeiro, contou com a participação de sobreviventes do Holocausto e exibição de um documentário da ONU sobre o assunto

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), o B´nai Birith-Rio e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) realizaram hoje (26/01) uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Na ocasião, será exibido o documentário “A trajetória do genocídio nazista”. O evento contará com a presença da comunidade judaica e de sobreviventes do Holocausto.

“A trajetória do genocídio nazista” foi produzido pelas Nações Unidas em parceria com o Museu dos Estados Unidos em Memória do Holocausto. Utilizando imagens raras de museus e coleções particulares, o filme cobre o período entre 1918 e 1945, mostrando o surgimento da ideologia e propaganda nazista e a perseguição dos judeus e outras minorias, que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas.

Dirigido por Raye Farr, o documentário provoca inquietações sobre o poder da comunicação e leva a uma reflexão sobre este e outros momentos extremistas da história. A versão em português do documentário foi legendada e traduzida pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro – foi instituído em 2005 pela Assembleia Geral da ONU com o objetivo de incentivar a sociedade a promover a memória do Holocausto para que gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesta data ocorreu a libertação do campo de concentração nazista Auschwitz Birkenau, pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.