Começa o Ano Novo Chinês

China19Fotos: Eliane Loin

Chineses comemoram, nesta terça-feira (5), a chegada do ano do porco com festas e comidas típicas na mesa.  Acredita-se que 2019 será bom para as colheitas e para resolver projetos pendentes.

Mais de um bilhão de pessoas festejaram o Ano Novo Chinês seguindo o calendário lunar. Esse é o evento mais importante do calendário asiático, com berço na China mas que também é comemorada em outros países da região. É época de viajara para encontrar a família, o que causa um dos maiores movimentos de população do planeta em uma mesma época, com cerca de 413 milhões de pessoas em trânsito, segundo a agência de notícias Xinhua.

China11Segundo a tradição, cada ano representa um bicho do horóscopo chinês. Nesta terça começa o ano do porco que representa o final do ciclo de rotação dos doze signos do calendário lunar entrando-se, assim, num momento de reflexão e análise sobre o passado para projetar um novo ciclo. Em Brasília, a data foi celebrada, antecipadamente, no dia 1º de fevereiro, na sede diplomática da China. O embaixador Yang Wanming e a embaixatriz Lu Yanliu receberam convidados para as comemorações. No discurso, o diplomata explicou a importância da festividade para o povo chinês e convidou todos os brasileiros a participarem dos eventos realizados em todo o país em comemoração a data.

China12

China1China5História – Na China, o ano é relacionado aos 12 animais que, segundo a lenda, teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião e, em agradecimento, foram transformados em signos. Este ano é do porco. Também compõem a lista rato, búfalo, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, dragão, tigre, touro e cachorro.

O ano novo chinês é a festa mais aguardada no país e dura cerca de duas semanas. Há rituais, festas e muita comemoração. Na véspera, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.

A cor vermelha predomina, pois simboliza a transformação e o movimento e a vida. O amarelo, roxo e o dourado também, pois, segundo as tradições, atraem a riqueza e a prosperidade. Por tradição, os chineses escrevem, neste período, os desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e penduram na porta de entrada.

China2China9

China4China16