[:pb]Como se sentir na França estando em Brasília:[:]

[:pb]Quem me conhece sabe que eu sou alucinada por Paris! Isso não se deve somente à beleza da cidade luz (que é inegavelmente estonteante), mas sobretudo ao lifestyle francês. Aquele famoso ‘je ne sais quoi’  tão admirado e invejado pelo mundo, sabe? E eu amo particularmente a relação dos franceses com a comida. Para eles, uma refeição não significa apenas ingerir algum alimento, mas é um ritual em si, um acontecimento especial…o melhor momento do dia!

O objetivo deste post é trazer uma listinha dos cantinhos da cidade que nos despertam lembranças da França, especialmente com relação à comida. Alguns dos lugares já foram citados antes por aqui e outros estavam aguardando um post.

Para tomar um café (ou chá) vendo a vida passar sem pressa:

 

Daniel Briand – Esse tinha que ser o primeiro da lista (já é um clichê brasiliense). Com certeza é o lugar mais francês aqui de Brasília. Apesar de ter um atendimento meio confuso, não tem nada que eu tenha pedido por lá que eu não tenha gostado. É um ótimo lugar para se ir sem pressa, curtir um bom papo ou um bom livro. Minhas comidinhas prediletas de lá são os macarrons (R$ 3,00 a unidade) e o croissant aux amande (cerca de R$4,00). Mas, se quiser algo mais substancioso, o cardápio tem opções deliciosas.

CLN 104 – Bloco A – Loja 26 Brasília – DF –  Tel: 3326-1135

vicente

Vincent Casa de chás – Uma casa de chá com croissants, bolinhos e pãezinhos não poderia ficar de fora da lista, não é? Mas o que me leva de volta para a França a cada colherada nesse lugar é a sopa de cebola que é feita perfeitamente ao molde francês: com uma crosta crocante de queijo fundido em cima. Com esse friozinho que está fazendo em Brasília é uma ótima pedida, não?

CLN 409 Norte, bloco A, loja 39.  Segunda a sábado 16h30/22h – Telefone: 3201-1214.

Para comer pão como se come na França:

la paniereLa Panière: Padaria maravilhosa na Asa sul. Meus pães prediletos de lá são os de massa folhada (croissant, pain au chocolat, etc), bem amanteigados e crocantes como devem ser. Mas qualquer coisa que você comprar por lá não vai te levar ao arrependimento.

La Panière – Pães artesanais – 211 Sul, bloco A Terça a sábado, das 7h às 20h. Domingo, das 8h às 14h. Segunda fecha. Telefone: 3245-6280

Para comprar bons queijos:

Casa de Doces e Queijos :  Um ‘mercadinho’ perfeito para encontrar ingredientes exóticos e/ou importados, mas a minha parte predileta é o departamento de queijos. Nunca vi seleção tão boa em outro lugar aqui em Brasília! Tem de tudo, desde burrata a toda sorte de queijo de cabra e ovelha. Ah, aproveita que você já foi até o Ceasa e passa no mercado de flores. Nada mais parisiense do que ter flores frescas enfeitando/perfumando a casa.

Ceasa, ao lado da Feira dos Importados – segunda a sexta, de 7h às 18h. Sábado, das 7h às 14h. – Tel. 3234-1008 e 3363-2930

super adega

Super Adega: Não tem jeito, com relação a preço a Super Adega é imbatível! Mesmo não tendo uma variedade grande, os preços dos que eles possuem são muito bons. Sempre encontro brie e camembert a preços imbatíveis. Ah, aproveita que você foi comprar queijo e pega uma geléia (de pimenta é a minha predileta) para acompanhar. Os franceses amam brie com geléia e ao experimentar você vai descobrir o porquê.

Endereço: Sia Trecho 10, 12, Brasília – DF – Telefone:4007-2218 – Horário: Segunda a sábado de 8h às 20h. Domingo, das 8h às 17h.

Pronto! Agora é só abrir o queijo e o vinho, pôr o pãozinho no forno e curtir sua noite francesa. E Você? O que te faz se sentir jna França aqui em Brasília?

Texto : Thaise Lima – O que é que Brasília tem

 [:]