Crescimento do mercado brasileiro de vinhos atrai especialistas 

Portal Terra

O brasileiro está com o paladar cada vez mais apurado para os vinhos e, isto tem sido facilmente quantificável. Segundo dados da Ibravin (Instituto Brasileiro de Vinho), o abastecimento do mercado de vinhos no Brasil registrou um crescimento de 3% no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Foram cerca de quatro milhões de litros a mais. Ainda segundo a entidade, mesmo com a liderança do vinho brasileiro no mercado interno, que detém cerca de 65% de participação, o maior crescimento ocorreu nas importações de vinhos. Houve um aumento de quase 40% na entrada de produtos estrangeiros no país, em 2017.

Foi essa paixão pelos vinhos que levou o franco-brasileiro Jean Claude Cara a encerrar as atividades de seu bistrot no Brasil e, passar a viver na Bourgogne.  Especialista em Vieux Millésimes  e vinhos de guarda, Jean Claude vive diariamente o mercado de vinhos e, tem acesso ao que há de mais raro e diferenciado no mercado. “Me senti honrado em participar do Leilão Henri Jayer – The Heritage, em Genebra”, comenta. “Fui a pedido da Cavisteria para arrematar algumas das pérolas da melhor venda da adega privada de Domaine Henri Jayer, com 1064 garrafas e magnums”, completa. Segundo a casa de leilões Baghera Wines, de Genebra, o evento foi concluído com um volume de negócios de 34,5 milhões de francos suíços (29,8 milhões de euros).

Jean Claude, apaixonado por selecionar vinhos raros e já evoluídos, se refere à www.cavisteria.com, uma cave de vinhos exclusivos no centro de Beaune na Bourgogne que detém cadastros de pessoas da Europa, Estados Unidos e do Brasil, que recebem listas atualizadas de grandes vinhos.

Em julho, Jean Claude aporta no Brasil para palestras em São Paulo, Ribeirão Preto e Curitiba, para um público exclusivo que vem para degustar os vinhos selecionados por ele. Entre os assuntos, Cara falará um pouco da trajetória de Henri Jayer e das conversas que teve com seu amigo Jacky Rigaux, grande sommelier e autor da biografia de Henri Jayer.

No Brasil, Jean Claude Cara compartilha suas descobertas e grande conhecimento no livro Vinhos da Borgonha, da Editora Melhoramentos.