Crescimento na relação entre Brasil e Portugal é destaque em data nacional

DataNacPortugalEmbaixador Jorge Cabral exaltou aumento da comercialização bilateral, do turismo e do número de universitários brasileiros naquele país.

Portugal10

 

 

 

Os portugueses comemoraram, nesse domingo, 10 de junho, o Dia de Portugal, o Dia de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas. Em Brasília, a festa foi antecipada para 07 de junho, na sede diplomática de Portugal, onde 500 convidados participaram de um coquetel. Em seu discurso, o embaixador Jorge Cabral enalteceu o crescimento de 107% das exportações de produtos portugueses para o nosso país no primeiro trimestre de 2018, como de vinhos portugueses que, segundo ele, já ocupam o segundo lugar na preferência dos brasileiros.

Portugal4Durante o evento, Cabral enfatizou ainda o aumento de 50% do turismo de brasileiros para Portugal no ano passado, sendo provável que em 2018 seja atingida a impressionante marca de 1 milhão de visitantes brasileiros naquele país. O embaixador relatou ainda que além dos turistas, atualmente 14.000 estudantes do Brasil estão nas universidades portuguesas.

O embaixador Jorge Cabral com a embaixatriz Rita Cabral
O embaixador Jorge Cabral com a embaixatriz Rita Cabral

“Nós portugueses sentimos muito orgulho da herança que deixamos aqui no Brasil. Se alguns afirmam que hoje não é a melhor época para ter confiança no Brasil, nós temos de sobra”, disse o diplomata. “Os dois países possuem uma relação histórica e estreita há muitos anos”, completou. A seu ver, o cinema e a música brasileira e portuguesa continuam nos aproximando ainda mais.

CamõesCamões -citando o cantor Caetano Veloso, o diplomata prestou homenagem a Luís de Camões, falecido há 438 anos. “Estou certo que o grande poeta, se fosse vivo, gostaria de ouvir as belas palavras que Caetano disse sobre a língua portuguesa; o quanto gosto de sentir roçar a minha língua na língua de Camões”. Cabral também reafirmou que a língua portuguesa une não só Brasil e Portugal, mas outros sete países que partilham o idioma, fazendo com que o português seja a língua mais falada no hemisfério sul.

Valdemar Consorte Junior foi agraciado com uma medalha pela cooperação no repatriamento de cidadãos portugueses no momento do furacão Irma, em 2017
Valdemar Consorte Junior foi agraciado com uma medalha pela cooperação no repatriamento de cidadãos portugueses no momento do furacão Irma, em 2017

PortugalPortugal1Portugal2Portugal3Portugal12Brasília (DF), 07/06/2018 Festa Nacional Embaixada de PortugalPortugal13Portugal7