Curitiba é a 3ª cidade mais procurada para turismo de negócios

Argentina e Estados Unidos são os principais países emissores de turistas para a cidade

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, o turismo de negócios foi a motivação de 32,5% dos visitantes internacionais de Curitiba em 2016, mais que o dobro buscaram a cidade tendo como interesse principal as atividades de lazer (15%). Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.

Curitiba está também entre as 10 cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês).

“A disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos deste posicionamento privilegiado da capital paranaense no ranking do turismo internacional no país”, comenta a diretora substituta da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur, Gilce Battistuz.

O calendário de eventos da prefeitura, por exemplo, prevê a realização de 14 eventos no período de agosto a dezembro deste ano, seis deles internacionais. Para abrigar tais atividades estão disponíveis, segundo o portal da Prefeitura, a cidade possui 128 espaços com capacidades diversas, inclusive acima de mil pessoas. Dos centros de eventos listados, 57 estão localizados em hotéis de diversas categorias.

Negócios -Segundo a Associação Brasileira de Viagens Corporativas  (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 5,51 bilhões no primeiro semestre deste ano. O volume equivale a um aumento de 9,13% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2016. O levantamento trata de informações dos segmentos de hotelaria, locação de veículos, companhias aéreas e outros serviços de lazer e eventos. Com informações do Portal Brasil.