Eslovenia2O embaixador Alain Brian Bergant abriu a noite literária humanitária em Brasília, no dia 07, com homenagem ao escritor France Prešeren Zdravijica. Em São Paulo (SP), foi iniciada a mostra de filmes eslovenos, na Cinemateca Brasileira.

Súsan Faria

Autor do hino nacional esloveno, France Zdravijica, foi o grande homenageado na embaixada da Eslovênia, em Brasília.

Eslovenia36Pela primeira vez no Brasil, o poema dele “O brinde” foi lido em 18 idiomas por embaixadores dos países membros da União Europeia, de países amigos, representantes do corpo diplomático e outros convidados. A iniciativa fez parte das comemorações do Dia da cultura Eslovena, 8 de fevereiro, promovidas por aquela sede diplomática. Durante a noite literária humanitária, além de divulgar a literatura eslovena, foram arrecadados 75 livros para doação ao Lar de Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante, em Brasília.

FranceO Dia da Cultura Eslovena coincide com o aniversário da morte de France Zdravijica , poeta mais famoso do país, falecido há 169 anos.  Em homenagem ao escritor foram criados prêmios na Eslovênia. “São premiadas pessoas de destaque na área cultural, no Centro de Cultura Cankarjevdom, em Ljubljana”, explicou o embaixador Bergant. Segundo o diplomata, os vencedores do grande prêmio Prešeren 2018 para o Trabalho de Vida são o poeta, dramaturgo e tradutor Boris A. Novak e o solista de balé, coreógrafo e diretor Janez Mejac.

Eslovenia41 “Agradeço a doação dos livros. Além dos direitos das crianças, adolescentes e mulheres, durante nossa presidência no Conselho da ONU de Direitos Humanos em Genebra, os direitos das pessoas idosas também são uma das prioridades de política externa eslovena”, disse.

O poema “O Brinde” foi lido em esloveno, espanhol, tcheco, francês, italiano, português, romeno, finlandês, húngaro, alemão, inglês, entre outras línguas.

Eslovenia38Três poesias do poeta goiano Joel Cavalcante (Princesa, A Nudez e Mama) também foram lidas. Ao final foi servido um jantar aos convidados.  A Eslovênia está na liderança dos países europeus com maior número de livros impressos. As principais cidades do país valorizam muito a arte, música, teatro e dança.

 

CinemaMostra – Na oportunidade, Alain Brian anunciou a abertura do Cine Esloveno em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (08), na Cinemateca Brasileira com o apoio da Embaixada da República da Eslovênia.  A mostra vai até o dia 18 desse mês, às 20h. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próximo ao Metrô Vila Mariana. Serão exibidos sete longas-metragens representativos da produção cinematográfica eslovena da última década. A partir dessa sexta-feira (09), serão exibidos dois filmes, o primeiro às 19h e o segundo às 21h, a exceção de quinta-feira, quando haverá apenas um filme, às 20h. Veja a programação no link: https://eslovenosnobrasil.wordpress.com/

EsloveniaEslovenia28

Eslovenia17Eslovenia19Eslovenia16Eslovenia15Eslovenia18Eslovenia20Eslovenia21Eslovenia31Eslovenia10Eslovenia24Eslovenia8Eslovenia22Eslovenia3Eslovenia26Eslovenia37