Diplomatas participam de homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

DSCN8461O Santuário de Fátima ou a Igrejinha, na 307/308 Sul, foi palco de uma semana de festa que terminou nesse domingo (13) com missa especial, barracas de comidas  e bebidas, procissão de velas e meditação do terço internacional.

DSCN8540

 

Embaixadores, embaixatrizes e encarregados de negócios participaram da oração; cada um em sua língua, inglês, espanhol, francês, árabe, polonês, georgino (da Geórgia) entre outras. Centenas de fies acompanharam a festa de encerramento do Dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado hoje (13), organizada pelos Freis Capuchinhos.

DSCN8464DSCN8466

DSCN8504
O embaixatriz da Belgica Chérine Touma rezou em Árabe
DSCN8519
O embaixador da Georgia, David Solomonia, rezou em georgino

História – Recentemente foram comemorados os 60 anos da Igrejinha. Ela foi o primeiro templo de alvenaria construído na capital federal.  A capela começou a ser construída justamente no mês de março em 1957 e foi entregue em 100 dias. A inauguração ocorreu em 28 de junho daquele ano, durante a celebração de casamento da filha do então prefeito de Brasília, Israel Pinheiro.

A Igrejinha  de Nossa Senhora de Fátima foi erguida a pedido da primeira-dama Sarah Kubitschek, como agradecimento pela cura de uma filha. A ideia inicial era construir um espaço para 800 fiéis, mas o projeto de Oscar Niemeyer acabou feito sobre uma área que abriga 40 pessoas — 140 se contarmos o lado externo, sob a “aba” do chapéu de freira.

Apesar do tamanho, a igreja é um dos principais cartões-postais da cidade, atraindo fiéis católicos e visitantes de outras religiões ou que dizem não professar nenhuma fé. Não é difícil ver pessoas a qualquer hora do dia tirando fotos em frente ao local ou apreciando os azulejos de Athos Bulcão e as pinturas de Francisco Galeno — aluno de Alfredo Volpi, responsável pelo primeiro painel da capela. O prédio foi tombado como patrimônio cultural e histórico nacional em dezembro de 1987.

A embaixatriz da Itália, Ornella Bernardini, rezou em italiano
A embaixatriz da Itália, Ornella Bernardini, rezou em italiano
Adeline Konan, embaixatriz da Côte d'Ivoire, rezou em francês
Adeline Konan, embaixatriz da Côte d’Ivoire, rezou em francês
DSCN8486
Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, rezou em português
DSCN8488
Embaixadora de El Salador, Diana Vanegas rezou em espanhol

DSCN8542DSCN8476DSCN8555DSCN8552DSCN8549DSCN8565DSCN8550