Britânicos celebram os 92 anos da rainha e o sufrágio feminino

Painel mostrando imagens da Rainha Elizabeth II, na comemoração do aniversário da monarca

A cerimônia, na embaixada do Reino Unido, contou com a presença da Procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Combinou realeza  e empoderamento da mulher

Raquel Pires

Fotos: Eliane Loin

“Celebrar o passado, olhando para o futuro”. Essa foi umas frases ditas pelo Embaixador Britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, durante a noite de terça-feira (05) ao comemorar o aniversário da Rainha Elizabeth II e os 100 anos do voto feminino no Reino Unido. O evento, realizado na Embaixada Britânica, contou com cerca de 600 convidados, entre eles, a Procuradora-geral da República Raquel Dodge, membros da comunidade diplomática e empresários.

IMG_5029Durante a “Queen’s Birthday Party”, as mulheres foram as grandes homenageadas através de murais com informações sobre grandes personalidades femininas britânicas que fizeram história e moças vestidas como as sufragistas, recriando o tema da festividade desse ano. A QBP é a celebração oficial do aniversário da Rainha Elizabeth II, comemorado duas vezes por ano. A data oficial é 21 de abril, quando há apenas uma comemoração privada e salvas de tiros no centro de Londres, e no segundo sábado de junho, durante o verão britânico, quando há uma cerimônia pública.

O embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, a Procuradora-geral da República, Raquel Dodge e a Ministra Conselheira britânica, Liz Davidson
O embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, a Procuradora-geral da República, Raquel Dodge e a Ministra Conselheira britânica, Liz Davidson

Em seu discurso, o embaixador Vijay Rangarajan se disse muito feliz em celebrar os 92 anos da rainha, a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido. Ele também relembrou fatos importantes para a realeza britânica em 2018, “como os 50 anos da passagem da Rainha pelo Brasil, o nascimento do Príncipe Louis e o casamento entre o Príncipe Harry e Meghan Markle”.

A Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, primeira mulher a assumir o cargo, esteve presente na comemoração e saudou a monarca, salientando sua energia. “A Rainha Elizabeth II é um exemplo para os seus súditos e cidadãos de todo o mundo, especialmente as mulheres. Sua temperança, força e coragem marcam seu reinado de paz e prosperidade”.

100 anos do sufrágio – O movimento sufragista e seu centenário foram lembrados. No dia 6 de fevereiro de 1918, uma lei importante mudou a história do Reino Unido. A chamada “Representation of the People Act 1918” (Ato de Representação do Povo de 1918) permitiu que algumas mulheres votassem pela primeira vez na vida. A partir desse ato, começou uma mudança em relação ao direito das mulheres.

IMG_4910Ao relembrar as conquistas das sufragistas, Vijay Rangarajan afirmou que sufrágio feminino foi um importante passo para a igualdade de gênero e estabelecimento pleno da democracia, garantindo a participação dos grupos mais diversos na escolha de seus futuros representantes. “Há 100 anos, em 1918, Millicent Fawcett – educadora britânica e líder do movimento sufragista no Reino Unido – iniciou uma importante luta para igualdade de gênero no Reino Unido que é celebrado no mundo inteiro por ajudar a estabelecer, avançar e simbolizar uma grande conquista para os movimentos feministas e direitos humanos”.

O embaixador frisou que o voto feminino foi possível devido a luta das mulheres, e que graças a elas, muitas chegaram a lugares antes inimagináveis. “Tenho certeza que Millicent Fawcett e nossas avós ficariam orgulhosas, pois hoje temos várias delas em posição de poder. Uma rainha como Chefe de Estado e mulheres como a primeira-ministra do Reino Unido (Theresa May), e da Escócia (Nicola Sturgeon)”.IMG_5025

“Embora os 100 anos do sufrágio feminino seja algo para se celebrar, há muito trabalho a ser feito no meu país e ao redor do mundo. Mulheres ainda recebem menos que homens para ocuparem os mesmos trabalhos, ainda são vítimas de violência, abuso e assédio e 130 milhões de meninas ao redor do mundo não tem acesso à educação”, ressaltou Rangarajan.

    IMG_4717        IMG_4728

    IMG_4787        IMG_4824

   IMG_4877          IMG_4879

   IMG_5120          IMG_5196