Novo embaixador da Etiópia se apresenta à comunidade diplomática

O novo embaixador da Etiópia, Yalew Abate Reta

Yalew Abate Reta apresentou suas credenciais no dia 08 de março, no Palácio do Planalto, e celebrou sua chegada ao Brasil com uma recepção para os colegas embaixadores

Raquel Pires

O novo embaixador, Yalew Abate Reta
Yalew Abate Reta

O novo embaixador foi designado para representar a Etiópia no Brasil pelo ex-presidente Mulato Teshome em julho de 2018. Ele substitui a embaixadora Sinknesh Ejigu e apresentou suas credenciais para o então Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão, em dezembro.

No dia 08 de março, o presidente Jair Bolsonaro recebeu as credenciais de seis novos embaixadores para representarem oficialmente suas nações no Brasil, entre eles o próprio Yalew Abate e os representantes de China, Burkina Faso, Barbados, Guiné Equatorial e Turquia.IMG_1857

Para celebrar a nova missão, o diplomata recebeu seus convidados na quarta-feira (20), no Porto Vitória, no Setor de Clubes Sul, para um coquetel de boas-vindas. Em rápido discurso, Yalew Abate agradeceu a presença de todos e chamou atenção as graves tragédias que ocorreram no continente africano nas últimas semanas: o desastre aéreo da Etiópia Airlines e o ciclone Idai. “Recentemente nós presenciamos uma série de tragédias no nosso continente. Enquanto nós lutamos para nos recuperar da queda do avião da Etiópia Airlines, nós vimos notícias de uma nova tragédia no Sudeste da África, o ciclone Idai, que passou por Moçambique, Malaui e Zimbábue”, relatou.

IMG_1852O diplomata pediu um minuto de silencio pelas vítimas de ambas tragédias e complementou sua fala afirmando que as notícias da destruição do ciclone “quebraram o nosso espírito”. Fazendo parte do grupo africano de embaixadores em Brasília, Yalew Abate também agradeceu a recepção dos integrantes, afirmando que se sente “sortudo por entrar nesse forte grupo africano”.

CREDENCIAIS – Geralmente, um embaixador assume o posto depois de entregar documentos enviados pelos presidentes de seus países ao governo do país onde irá atuar. A apresentação das credenciais ao presidente é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar o seu país em audiências ou solenidades oficiais no Brasil.

     IMG_1661 IMG_1699

     IMG_1728 IMG_1761

     IMG_1767 IMG_1776

    IMG_1782 IMG_1797

    IMG_1823 IMG_1824

     IMG_1827 IMG_1841

     IMG_1873 WhatsApp Image 2019-03-22 at 09.53.42

     IMG_1883 IMG_1885

IMG_1892