Embaixada de Portugal abre as portas para degustação de vinhos

Rosa Brandelli e Moniky Bittencourt (Vinicius Santa Rosa/Metrópoles)

Claudia Meireles e Bethânia Nunes

A Embaixada de Portugal em Brasília abriu as portas para uma degustação de vinhos na última quinta-feira (5/7). O evento, organizado pela empresa Check in 4 Wine, teve como objetivo a promoção da Vindima Europa 2018, projeto de turismo gastronômico que passará por Portugal, Espanha, Itália e Alemanha ainda neste ano. Rosa Estrella foi a responsável por assinar o menu da noite.

Estavam presentes: o sommelier Frederico Benjamim; o embaixador brasileiro Otávio Brandelli; o embaixador do Brasil na Bélgica, Haroldo Ribeiro; o conselheiro cultural da Embaixada de Portugal, João Pignatelli; e o ministro-conselheiro da embaixada, Pedro Costa Pereira.

Durante a noite, Moniky Bittencourt antecipou detalhes da programação para 2018. A grande atração do passeio – marcado para 18 de setembro, na região da Bairrada, no centro de Portugal – é o almoço servido numa cave de pedra com 96 anos de história. O leitão à bairrada, uma receita de 1743, do Mosteiro de Lorvão, será harmonizado com vinhos da Cave Messias. A iguaria é temperada com pasta de sal e pimenta, e assada no espeto durante duas horas, em forno a lenha. O roteiro inclui ainda colheita e pisa das uvas, piqueniques entre as parreiras e nos vinhedos.

Entre os rótulos degustados: vinho do Porto com 40 anos de guarda; os vinhos Bairrada Messias Clássico Tinto, Douro Vinha de Santa Bárbara Tinto; e os espumantes Messias e Blanc de Noirs.