Embaixada do Vietnã recebe alunos de Ceilândia Sul

Súsan Faria

Fotos: Eliane Loin

mapa-vietnaO Vietnã está numa área em forma da letra “S”, com 331.000 km quadrados, das quais 75% são de montanhas e colinas. É um país pequeno territorialmente, mas com grandes cidades, excelente gastronomia e uma natureza encantadora. Nesta quinta-feira, 09, alunos da oitava série do ensino fundamental da rede pública Ceilândia Sul – Distrito Federal – conheceram um pouco do país, mostrado na Embaixada do Vietnã, por assessores e diplomatas da casa.

Vietnã35Foi uma manhã diferente para os 27 jovens de 13 a 15 anos de Ceilândia, graças ao programa Embaixadas de Portas Abertas, que se realiza às quintas-feiras, pela manhã, em uma das sedes diplomáticas de Brasília. Essa foi a 24º edição. As visitas fazem parte de uma ação maior que é o  Projeto Criança Candanga -conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília – idealizado pela primeira dama do DF, Márcia Rollemberg. El Salvador foi a primeira embaixada a receber os estudantes brasilienses, em 27 de maio de 2015. Desde então mais de 700 alunos da rede pública participaram o programa.

TaçaRoséNa Embaixada do Vietnã, os alunos foram recebidos pelo ministro conselheiro Dinh Cong Chinh com passaportes mirins em mãos, já devidamente carimbados com o visto simbólico de entrada à sede diplomática. O diplomata fez questão de mencionar a paixão compartilhada entre vietnamitas e brasileiros pelo futebol.Chinh apresentou dados do país: 3.260 km de praias, 97,3% da população em idade escolar alfabetizados, renda per capita de 2.185,69 dólares por ano, 63 províncias e cenários naturais como TranAn – Delta do rio Vermelho; Phong Nha-keBang, onde está a maior caverna do mundo; Da Lat, no Planalto Oeste, com lindos palácios franceses; e a Baia de Há Long, com 2 mil ilhas.

mercadoVietnaOs estudantes observaram vídeos exibindo os mercados flutuantes do Vietnã, a culinária com muitos pratos feitos de arroz, Hanoi, a capital, com mais de mil anos de existência; Hue, a capital antiga, entre outros lugares turísticos do país. Também assistiram a uma apresentação turística do país chamada “O encantador Vietnã”.

Vietnã2

Em seguida, o adido cultural Nong Dam Tuan Linh destacou a diversidade da nação que tem 54 grupos étnicos, os trajes típicos, a culinária com pratos bem elaborados e custo baixo, como o macarrão de caranguejo, rolinhos de primavera, rolinhos quadrados de primavera (geralmente feitos com frutos do mar), café de ovo, macarrão bovino, flor de banana e pancakes, com preços entre R$ 2 a R$ 10.

Vietnã5Vietnã29

Vietnã24Como em outras visitas às embaixadas, as apresentações foram seguidas por um breve jogo de perguntas e respostas no qual os alunos que acertaram as questões foram presenteados com bonés e sacolinhas bordadas com o emblema do Vietnã. Após o momento formal de troca de presentes e homenagens, as crianças e os demais participantes puderam desfrutar de comidas típicas vietnamitas e aprender um pouco da língua.

Vietnã8“Mostraram uma cultura diferente”, disse a estudante Mirra Santos, de 15 anos de idade. O seu colega, Luis Felipe Fonseca, também de 15 anos, achou tudo muito bom, especialmente aprender coisas novas e sair da rotina.

Vietnã13Com ele, concorda a vice-diretora do Centro Educacional 04 de Ceilândia Sul, Silveli Marini: “eles quase não saem da região, inclusive muitos pais não deixam, e quando têm essa oportunidade é riquíssimo para os alunos”. Disse que os alunos entraram nas redes sociais para pesquisar sobre o Vietnã, antes da visita, pois ficaram muito animados.

Vietnã19O assessor Mário Salimon, da Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal, lembrou que o Embaixadas de Portas Abertas é um espaço de possibilidades e que o Vietnam é um país vibrante e alegre. “Venho de uma geração que conheceu o Vietnã por causa da guerra e agora vemos tantas coisas diferentes lá. Fiquei com uma vontade imensa de conhecer o país”, afirmou.

Embaixadas e escolas interessadas em participar do programa devem procurar a Assessoria Internacional do GDF por meio do endereço eletrônico assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

Vietnã18

Vietnã3VietnãVietnã1Vietnã4Vietnã10Vietnã17Vietnã26Vietnã27Vietnã21Vietnã20Vietnã25Vietnã11Vietnã12Vietnã14Vietnã15Vietnã22Vietnã16Vietnã6Vietnã7Vietnã9Vietnã23Vietnã31Vietnã33Vietnã32Vietnã30Vietnã41Vietnã40Vietnã38Vietnã42Vietnã43