Embaixador do Japão visita Amazonas e Roraima

Com informações da Embaixada do Japão

Entre os dias 11 a 13 de março, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada realizará uma visita oficial ao Amazonas. Em seguida, ele visita o estado de Roraima, onde permanece nos dias 13 e 14 de março.

No Amazonas, o embaixador fará duas visitas de cortesia ao Governador Wilson Miranda Lima do estado do Amazonas e ao Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. No roteiro também estão uma visita à Torre ZF2 do Projeto Museu na Floresta do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da JICA (Japan International Cooporetion Agency), à Escola Estadual Integral Bilingue Professor Djalma da Cunha Batista, às duas fábricas das empresas japonesas (Moto Honda e Panasonic) no Polo Industrial e encontrará com a comunidade nipo-brasileira.

Já em Roraima, o embaixador também fará uma visita de cortesia ao Governador Antonio Denarium e logo após participará da cerimônia de assinatura do “Projeto de Aquisição de Equipamentos Médicos do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth”, no qual Governo do Japão doará USD$ 77.410 para compras de equipamentos e materiais médicos tais como bombas de seringas, bombas de infusão volumétricas, laringoscópios e reanimadores manuais neonatais, por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)*.

A cerimônia de assinatura ocorrerá no dia 13 de março às 16h, no Salão Nobre do Palácio do Governo, com as presenças do governador de Roraima, do secretário da Secretaria de Saúde de Roraima, Ailton Wanderley e da cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.

O programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC) oferece assistência financeira não-reembolsável a várias entidades, tais como ONG’s, organizações da sociedade civil de interesse público, hospitais, escolas e governos locais, a fim de auxiliar na implementação de seus projetos comunitários de desenvolvimento.

Também em Roraima, o embaixador visitará a Associação Nipo-brasileira de Roraima (ANIR) e terá a oportunidade de conhecer a Operação Acolhida, atividades das agências da ONU e outros no âmbito da assistência aos refugiados e imigrantes venezuelanos. Yamada fará, ainda, uma visita ao município de Pacaraima localizado na fronteira com a Venezuela a fim de conhecer in loco a situação dos imigrantes e refugiados e instalações de acolhimento.