A deliciosa gastronomia nepalesa

Na residência oficial, a embaixatriz do Nepal preparou algumas das receitas famosas para as integrantes do Clube Internacional de Brasília

Raquel Pires

CIB 220Muitos conhecem o Nepal por suas grandes montanhas, como o Himalaia, e sua rica cultura, porém a culinária do país também é um caso à parte. Para conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do Nepal, a embaixatriz Darpana Pokharel recebeu convidadas na residência oficial,no dia 29 de março.

O momo,
O momo

Ela preparou dois pratos muito populares no país: o momo, um bolinho recheado com frango e servido com molho de tomate, e Jeri, doce feito de farinha, fermento e açúcar.

CIB 207Antes de iniciar a aula de culinária, a embaixatriz apresentou um vídeo e contou um pouco sobre um país, localizado no sul da Ásia, entre a índia e o Tibete da China. “O tamanho do Nepal é comparável ao do estado do Ceará, e somo conhecidos por ser a terra do Monte Everest, o pico mais alto do mundo, com 8.848 metros, e o sagrado local de nascimento do Lorde Buda”, comentou.

A embaixatriz Dapana Pokharel e a embaixatriz da Índia Erika Das (à direita)
A embaixatriz Darpana Pokharel e a embaixatriz da Índia, Erika Das (à direita)

NepalBuscando demostrar o potencial turístico do Nepal, a embaixatriz afirmou que o país é o destino ideal. “Oferecemos tudo para todo mundo. Somos conhecidos pelas nossas belezas naturais, patrimônio cultural, as melhores trilhas de trekking, montanhismo e muito mais”. Segundo Darpana Pokharel, maior editora de guias de viagem do mundo, a Lonely Planet, classificou Kathmandu, capital do país, como o quinto melhor destino turístico do mundo em 2019. “O Trip Advisor também escolheu o Nepal como 19º entre os 25 melhores destinos do mundo em 2019 e um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo”, salientou.

Ao mostrar o vídeo turístico sobre o país, a embaixatriz também compartilhou um fato importante sobre as mulheres do Nepal. “A constituição do país garante que pelo menos um terço dos deputados federais e 40% dos representantes eleitos nos níveis local e municipal seja mulheres”.

CIB 236CIB 242

A presidente do CIB, a peruana Maria Cecília Borgo de Martins, e a embaixatriz Dapana Pokharel
A presidente do CIB, a peruana Maria Cecília Borgo de Martins, e a embaixatriz Dapana Pokharel

História – O Clube Internacional de Brasília (CIB) foi criado em janeiro e 1973, em Brasília. Participam embaixadoras, embaixatrizes, estrangeiras, profissionais liberais, educadoras, aposentadas e primeiras-damas.Há 46 anos elas se reúnem para estudar idiomas, cozinhar, fazer ações sociais, eventos sociais, viagens e atividades culturais.

RECEITAS

Confira as receitas na íntegra feitas pela embaixatriz:

24864727MOMO

Massa:

4 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de óleo ou manteiga

Água até o ponto de enrolar

1 pitada de sal

Recheio de frango:

2 quilos de carne de frango moída

1 cebola roxa picada

3 colheres de coentro picado

1 colher de sopa de alho picado

1 colher de sopa de gengibre fresco

Meia colher de chá de açafrão

3 colheres de sopa de óleo ou manteiga de leite

Sal a gosto

Modo de preparo: Misture a farinha, sal, óleo e por último adicione a água aos poucos até a massa atingir o ponto de modelar. Cubra a massa com um pano e a deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Sove um pouco e abra com um rolo, na espessura de massa de pastel. Corte em círculos de mais ou menos oito centímetros de diâmetro. Acomode a carne no centro da massa e faça uma trouxinha. Cozinhe no vapor por 15 minutos e depois grelhe ou frite rapidamente em um pouco de manteiga.

CIB 274_Easy-Resize.comJERI

Ingredientes: 1 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento para pão

Água morna até o ponto de um creme grosso

Xarope: Em uma panela, adicione 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de água e deixe ferver em fogo médio. Mexa a mistura até que o açúcar esteja dissolvido. Em seguida, abaixe o fogo e o deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de suco de limão para evitar a cristalização da calda.

Modo de preparo: Misture em uma tigela a farinha, o fermento, adicione água mona aos poucos até obter uma consistência cremosa sem grumos. Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Despeje a massa em um cone com um pequeno furo. Em uma panela aqueça 2 xícaras de óleo em fofo médio. Quando o óleo estiver quente, diminua o fogo e derrame a massa em movimentos circulares, formando um espiral. Quando o Jeri estiver dourado, vire a outra parte para dourar igualmente até ficar na cor marrom. Retire-os da panela e imediatamente mergulhe na calda quente. Não deixe mais do que 20 segundos.

CIB 258_Easy-Resize.comCIB 213

CIB 251CIB 231CIB 239CIB 270

O embaixador do Nepal, Tara Prasad Pokharel com a presidente do CIB, Maria Cecília Borgo de Martins, e a embaixatriz Dapana Pokharel
O embaixador do Nepal, Tara Prasad Pokharel com a presidente do CIB, Maria Cecília Borgo de Martins, e a embaixatriz Darpana Pokharel

CIB 279_Easy-Resize.comCIB 273_Easy-Resize.comCIB 272_Easy-Resize.comCIB 275