Emissora russa abre inscrições para o Prêmio Internacional

Embaixada da Rússia

A emissora russa “RT” abriu inscrições para participação do prêmio internacional Khaled Alkhateb Memorial Awards que é outorgado para os melhores trabalhos jornalísticos na zona de conflito. O prêmio foi estabelecido em homenagem ao jornalista Khaled Alkhateb, falecido na Síria, que colaborou com o canal “RT” em árabe. Em 2019 a competição será realizada pela segunda vez.

O prêmio internacional em homenagem a Khaled Alkhateb compreende três categorias: “Melhor trabalho na zona de conflito: Vídeo longo”, “Melhor trabalho na zona de conflito: Vídeo curto”, “Melhor trabalho na zona de conflito: Texto”.

Durante o primeiro ano da realização da competição em 2018 participaram dela projetos em 10 idiomas de mais de 20 países. Prêmios foram atribuídos aos participantes do Iraque e da Irlanda que retrataram a situação no Iraque e Síria depois da expulsão dos terroristas do Estado Islâmico. Um jornalista de Singapura recebeu o prêmio pela sua reportagem sobre a cidade de Marawi no sul das Filipinas, tomada pelos terroristas. O júri foi composto por eminentes jornalistas russos e estrangeiros, inclusive Irada Zeynalova e Eugênio Poddubniy.

Os vencedores da segunda edição da competição anual Khaled Alkhateb Memorial Awards serão anunciados em 30 de julho, dia do falecimento do jornalista de 25 anos que colaborou com “RT” em árabe. Khaled Alkhateb foi morto durante bombardeamento pelos terroristas do EI na província síria de Homs em 2017. Nas suas reportagens ele cobria os combates das forças governamentais sírias com os terroristas. Em 2018 o Presidente da Rússia Vladimir Putin firmou o decreto que outorgou a Khaleb Alkhateb a medalha de coragem a título póstumo. A medalha foi entregue à sua família na primeira cerimônia da entrega de Khaled Alkhateb Memorial Awards.

A informação mais detalhada está disponível no site https://award.rt.com.