Experiência Cerrado no Prato

Nova edição do Projeto Cerrado no Prato reúne chefs de  Brasília, Goiânia e convidado especial dos Estados Unidos em torno de jantar em 10 etapas. Data foi definida em razão das festividades do aniversário de 59 anos de Brasília

No próximo dia 24 de abril, às 19h, no Aquavit, o projeto Cerrado no Prato, sob a curadoria de Ana Paula Jacques, promove uma nova edição do jantar Experiência Cerrado no Prato. O menu foi planejado para conferir protagonismo aos sabores do Cerrado e, ao mesmo tempo, destacar a alma criativa dos brasilienses. A data do jantar foi definida em razão das festividades do aniversário de 59 anos da capital brasileira, que desde 2017 ostenta o título de Cidade Criativa do Design da Unesco. Pensando nisso, o prato principal será servido no prato Flux, elaborado pela Choque Design, empresa brasiliense vencedora do prêmio de design do Museu da Casa Brasileira. O flux é fabricado em Corian branco por um processo de usinagem em router CNC. A proposta do prato é valorizar a composição e a apresentação do alimento no recipiente, contribuindo para experiências sensoriais, que vão além de aromas e sabores. Pelo preço de R$380, o jantar dá direito a um menu de dez etapas harmonizado com cervejas e vinhos. A renda será revertida para ações do projeto como o novo livro, expedições e pesquisas, sempre com o objetivo de dar visibilidade às comunidades tradicionais e ampliar o conhecimento sobre as espécies nativas do Cerrado.

Os chefs da noite são Ana Paula Jacques (IFB), André Castro (Authoral), Matheus Zanella (Mesa pra Doze-) Leandro Nunes (Leo), Simon Lau (Aquavit), Gil Guimarães (Baco Pizzaria), Ricardo Arriel (Ricardo Arriel Confeitaria), Rafael Massayuki (Embaixada da Suécia), Eduardo Tavares (Castália Padaria Artesanal), Henrique Pontes (Meze, Goiânia) e Almir da Fonseca (Culinary Institute of America, Campus California). Ao longo do menu, Priscilla Ávila, da Queen Of Peppers, lançará dois molhos exclusivos com o rótulo do projeto: Jalapeño com cagaita e Habanero com pimenta de macaco.  O menu será harmonizado  por Eugênio Oliveira, do Blog Decantando a Vida (DCV) A Hop Capital Beer harmonizará algumas etapas do menu com as cervejas produzidas localmente. Outro apoiador importante é o Supermercado Dona de Casa.

Cerrado no Prato

Lançado em 2018, o projeto Cerrado no Prato é um coletivo de chefs e pesquisadores que tem como objetivo promover o uso sustentável dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na gastronomia e no turismo. Ao longo do ano passado, foram realizadas diversas iniciativas, entre elas a publicação de um livro com artigos, fotos e receitas de dez chefs (Ana Paula Jacques, Leandro Nunes, Diego Badra, Marcos Lelis, Mara Alcamim, André Castro, Francisco Ansiliero, Leo Hamu, Lui Veronese, Simon Lau). Todas as fotos do projeto são de autoria do fotógrafo Rafael Facundo. O primeiro livro pode ser baixado gratuitamente no site do projeto  “cerradonoprato.com” A segunda edição do livro já está no forno, com novas receitas e novos participantes. Entre os chefs que já foram fotografados por Facundo estão Gil Guimarães, Matheus Zanella e Ricardo Arriel, além de chefs de São Paulo como Eudes Assis (Taioba Gastronomia), Rodrigo Ribeiro (Petí), Patricia Moryta (Mocotó) e o Ian Baiocchi do Iz de Goiânia.

Ana Paula Jacques, pesquisadora, professora de gastronomia e curadora do projeto, destaca que a Experiência é uma oportunidade para os brasilienses conhecerem o Cerrado e descobrirem novas formas de uso para os produtos da sociobiodiversidade local.

Menu Experiência Cerrado no Prato

1 – Couvert por Eduardo Tavares (Castália Padaria Artesenal) e pesto Cerratense por Gil Guimarães

2 – Texturas de guariroba por Ana Paula Jacques (IFB) e Rafael Massayuki (Embaixada da Suécia)

3 – Sopa por Simon Lau (Aquavit)

4 – Laminado de vegetais por Matheus Zanella (Mesa pra Doze)

5 – Pirarucu confitado em óleo de pequi com gelée de maxixe e mini hortaliças PANC por Almir da Fonseca (Culinary Institute of America, Campus California)

6 – Arroz Kalunga Cerrado e Mar por André Castro (Authoral)

7 – Filé suíno ao molho de cagaita com vegetais tostados por Leandro Nunes (Leo)

8 – Mil folhas de maçã (pain de épice, pera caramelizada e sorvete de baunilha do Cerrado) por Henrique Pontes (Meze, Goiânia)

9 – Canolli de jatobá com doce de leite d’Alice e ricota de cabra do Armando da Cabra Chic por Gil Guimarães (Baco Pizzaria)

10 – Bombom moldado de cagaita e bombom praline de gergelim Kalunga e baunilha do Cerrado por Ricardo Arriel (Ricardo Arriel Confeitaria)

Serviço:

Experiência Cerrado no Prato

Valor do menu harmonizado com cervejas e vinhos : R$380,00 (individual)

Data: 24 de abril de 2019

Horário: 20h

Local: Aquavit, SMLN Trecho 12, Conjunto 1, Casa 5

Reservas: (61) 99935-3065 (WhatsApp)