Exposição eslovena é lançada na Biblioteca Nacional

A Embaixada da Eslovênia em parceria com UNESCO, IPHAN e a Delegação da União Europeia no Brasil lançam mostra que apresenta costumes da Eslovênia

Raquel Pires

Fotos: Eliane Loin

A Eslovênia é não é conhecida por muito brasileiro, mas é país com muitas atrações e belezas, principalmente na área cultural e gastronômica. Portanto a embaixada do país resolveu mostrar esse lado e na terça-feira (13), a Biblioteca Nacional foi palco da abertura da exposição “Patrimônio cultural imaterial da Eslovênia no âmbito da Convenção da UNESCO”, sobre a culinária eslovena, na qual os convidados puderam provar pratos típicos do país. A exposição vai de 13 a 26 de novembro de 2018, com entrada franca.

IMG_4361A abertura do evento contou com uma belíssima recepção com a culinária tradicional eslovena, que contou com a presença de dois chefes eslovenos que serviram linguiças eslovenas (kranjska klobasa), chucrute, batata refogada e bolo de nozes e mel potica.

A exposição conta com 24 painéis apresentando o patrimônio cultural imaterial da Eslovênia, como o carnaval, produção e confecção de artesanatos que passam de geração para geração, jogos antigos e comidas típicas eslovenas. Dois painéis na exposição apresentam patrimônio cultural inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO; quatro apresentam Patrimônio Cultural Imaterial de Importância Nacional e dezessete painéis apresentam elementos do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial.IMG_4470

Essa será a primeira exposição sobre patrimônio cultural imaterial realizada no Brasil e que ainda vai passar por outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

     IMG_4372 IMG_4373

     IMG_4376 IMG_4378

     IMG_4397 IMG_4406

     IMG_4418 IMG_4421

     IMG_4432 IMG_4445