Festa do Dia da Europa reúne 24 países na embaixada da Bélgica

Europa21Toda a delegação da União Europeia comemorou a data em evento organizado pelo embaixador João Cravinho

Uma grande celebração para a comunidade diplomática e autoridades brasileiras, no dia 09 de maio, na embaixada da Bélgica, foi mais uma das dezenas de atividades comemorativas ao Dia da Europa em Brasília e em várias outras capitais do Brasil. Uma festa onde cada sede diplomática do continente europeu contribuiu mostrando um pouco do país.

A Governadora do Paraná, Cida Borghetti foi a convidada especial.
A Governadora do Paraná, Cida Borghetti foi a convidada especial.

A Governadora do Paraná, Cida Borghetti foi a convidada especial.  Recentemente os embaixadores da União Europeia estiveram reunidos com ela no estado. O senador Fernando Collor, presidente da Comissão de relações Exteriores e a primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, também participaram da festa.

Europa20João Cravinho lembrou, em seu discurso, que o mundo enfrenta sérios desafios com uma ordem internacional em decadência. “Algumas das grandes potências, que deveriam ser os pilares de um sistema regrado e pacífico, constituem afinal fontes de instabilidade e de imprevisibilidade”, afirmou. A seu ver, “vivemos um momento perigoso como o de séculos atrás”. Em seguida, Cravinho falou em união. “O Dia da Europa é para celebrarmos a amizade que nos une com a alegria, característica dos povos europeus e brasileiro”.

Europa1Durante sua fala para os convidados, Cravinho se fez acompanhar de todos os 24 embaixadores europeus presente no palco montado no jardim da embaixada. Agradeceu, em especial, ao da Bélgica, anfitrião da noite, lembrando que aquele país é sede oficial da União Europeia. “Todos deram contributos líquidos e sólidos que vão poder degustar esta noite”, brincou, referindo aos pratos típicos que cada embaixada ofereceu para serem servidos na festa com pizza, da Itália, Bolinho de bacalhau, de Portugal, chocolate, da Bélgica, entre outras delícias. Não faltaram também as bebidas típicas; vinhos, vodkas, drinks, licores e, é claro a famosa caipirinha brasileira.

Copa – João Cravinho fez os convidados sorrirem ao pedir para os brasileiros torcerem por um dos times da Europa que vão participar do mundial de futebol. “O Brasil, como sempre, é um dos grandes favoritos, mas eu quero pedir aos amigos daqui que, em caso do time brasileiro ser eliminado, escolham uma das dez equipes da União Europeia que também estarão em campo”, sugeriu.

História – O Dia da Europa , 09 de maio, marca o aniversário da declaração histórica de Schuman. Por ocasião de um discurso realizado em Paris em 1950, o então ministro das Relações Exteriores da França, Robert Schuman, apresentou a sua ideia de uma nova forma de cooperação política para a Europa, que teria tornado impensável uma guerra entre os países europeus. Sua ambição era criar uma instituição que reunisse e gerisse a produção de carvão e aço (CECA). Um tratado que deu vida a tal instituição foi assinado apenas um ano depois. A proposta de Schuman é considerada o nascimento do que é hoje a União Europeia.

Europa14Europa24Europa25 Europa26 Europa27Europa29 Europa30Europa7Europa13Europa39 Europa33 Europa34 Europa35 Europa36