Fatos históricos e Constituição são temas na festa da Itália

A festa foi animada e embalada pela cantora mineira Melissa Freire

ColiseoParceria entre Brasil e Itália também foi exaltada pelo embaixador Antonio Bernardini e mostrada em painéis expostos durante comemoração da Data Nacional

Raquel Pires

A rica gastronomia do país marcou a celebração do Data Nacional da Itália na embaixada, na última quarta-feira (06). O dia da independência é 02 de junho, mas foi postergado. Esse ano não faltou animação entre os convidados presentes no evento, incluindo autoridades, representantes do corpo diplomático e imprensa.

IMG_5566Nos dias 02 e 03 de junho de 1946, os italianos foram as urnas para decidir qual forma de governo o país levaria a frente logo após a Segunda Guerra Mundial. Terminado o referendo, o povo italiano escolheu a República. A monarquia foi extinta e seus monarcas foram depostos e exilados.

Uma exposição promovida pelo Instituto Italo-Latino Americano (IILA), embelezou o ambiente, trazendo uma exposição com fatos históricos importantes de Brasil, Itália e Europa. Os painéis da exposição foram premiados com a medalha de representação do presidente da Itália, Sergio Mattarella. O IILA é uma organização intergovernamental internacional criada em Roma em 1966, que promove o conhecimento da excelência italiana na América Latina e vice-versa, buscando troca de experiências e projetos.

O Secretário-geral do IILA, Donato Di Santo, ressaltou o quanto o Brasil é ativo na cultura e literatura, já tendo recebido em sua sede, na Itália, diversos artistas brasileiros. “O Brasil sempre foi ativo no IILA. Foram memoráveis os encontros em Roma, com Jorge Amado em 1936, Inácio de Loyola Brandão em 1934, Paulo Coelho e muitos outros representantes da cultura brasileira”.IMG_5757

O Embaixador da Itália, Antonio Bernardini discursou durante a festa, agradeceu a presença de todos e lembrou que em 2018 é comemorado os 70 de criação da constituição italiana. “Nessas décadas, nossa constituição mostrou a capacidade de responder plenamente as mudanças políticas e sociais, garantindo o crescimento socioeconômico da Itália, com respeito a democracia e os direitos fundamentais”.

Bernardini salientou que todos os regimes democráticos, as eleições constituem em um momento fundamental. O novo parlamento italiano foi eleito esse ano e começou seus trabalhos na quarta-feira, mesmo dia do evento. “O Brasil também está se aproximando de eleições que darão ao país um novo presidente e parlamento. Desejamos que as eleições brasileiras aconteçam com serenidade, permitindo ao povo brasileiro fazer a melhor escolha para o futuro desse país”.

A parceria e cooperação entre Brasil-Itália também foi lembrada durante o final do discurso, sendo frisado pelo embaixador que “as ações falam mais do que as palavras”, e que as iniciativas culturais feitas pelo Brasil são visíveis e acessíveis a população.

    IMG_5354      IMG_5359

    IMG_5390      IMG_5398

    IMG_5412      IMG_5440