Filme hondurenho é lançado em Brasília

Súsan Faria

Fotos: Eliane Loin

Honduras9A atriz paraguaia Lali Gonzáles esteve em Brasília, a convite da Embaixada de Honduras, para divulgar o filme “Um lugar no Caribe”, do qual é protagonista. A obra, filmada em Roatán, uma das ilhas daquele país, fala de uma história de amor em um lugar paradisíaco no Caribe.

A direção do filme é do hondurenho Juan Carlos Fanconi. O longa foi exibido dia 28, no Instituto Cervantes de Brasília, oportunidade em que as embaixadas de Honduras e Paraguai, divulgaram roteiros turísticos daqueles países.

Jaime Guell Bogran e a noiva Sara Maria Bulnes Nuila
Jaime Guell Bogran e a noiva Sara Maria Bulnes Nuila

“É um filme de qualidade, feito numa ilha de Honduras, com lindas praias de areias brancas e recifes de corais. O local recebe mais de dois milhões de turistas anualmente”, disse o embaixador de Honduras, Jaime Guell Bogran. Explicou que Ilhas da Baía – onde fica Roatán e foi filmado “Um lugar no Caribe” – é um conjunto de ilhas e ilhotas, descobertas por Cristovam Colombo, na sua quarta e última viagem à América. Disse que à época do descobrimento – diante da incapacidade das autoridades espanholas de administrar a região – algumas das ilhas foram ocupadas por piratas,principalmente ingleses, inclusive em algumas a população fala Inglês.

Honduras15Siete Cajas – A atriz Lali Gonzáles é também apresentadora de TV do programa “”Mucho Gusto” e já participou de 11 filmes, entre produções paraguaias, colombianas, argentinas e hondurenhas. É atriz de cinema, teatro e televisão. Vive em Assunção, Paraguai. Disse que foi um prazer em compartilhar com o público brasiliense uma noite tão especial. Declarou que é difícil ser ator e atriz no Paraguai, porque não há lei no setor, e que vem de uma trajetória difícil, mas é orgulhosa do seu país. A seu ver, cinema e arte abrem fronteiras e “Roatán é o lugar mais lindo do mundo”.Destacou que “fazer o filme nesta ilha foi um sonho” e que sentiu-me muito feliz com o trabalho.

O embaixador Jaime Guell Bogran, Sara Maria Bulnes Nuila, a embaixatriz do Paraguai Ana María Sisa Cáceres e o embaixador Manuel María Cáceres Cardozo
O embaixador Jaime Guell Bogran, Sara Maria Bulnes Nuila, a embaixatriz do Paraguai Ana María Sisa Cáceres e o embaixador Manuel María Cáceres Cardozo

O embaixador de Paraguai Manuel María Cáceres lembrou que o turismo no seu país está bem, que há rotas interessantes como a dos Jesuítas e boa capacidade e estrutura de hotéis. Quanto ao filme “Um lugar no Caribe”, afirmou que Lalí González é uma atriz famosa e ganhou prêmio no Festival de Cinema de Brasília, há quatro anos, com o filme “Siete Cajas”. Além de Lali Gonzáles, “Um lugar no Caribe” tem como protagonistas José Zúñiga, Gabriela de La Garza, Rodrigo Guirao Díaz, Daniel Zacapa, Ana Clara Carranza y Gastón Pauls.

Honduras16Coquetel– Antes da apresentação da atriz Lali Gonzáles e do filme, foi servido um coquetel com comidas típicas dos dois países, como o Tamal, um tipo de empadão com massa de milho, recheado de carne de porco com ervilhas, além de frango empanado e tapioca assada com pimenta, dentre outros pratos.

 

Rosa Sanches e  Melisa Riera
Rosa Sanches e Melisa Riera

Rosa Sanches, diretora do Instituto Cervantes, membros das comunidades paraguaias e hondurenhas e convidados prestigiaram o evento, onde também foram distribuídos folders sobre Roatán e Honduras; e roteiros turísticos do Paraguai.

Honduras8Honduras3Honduras6Honduras5Honduras2Honduras1Honduras7Honduras10Honduras12Honduras13