Gabão em busca de parcerias para obras de infraestrutura

 

O governo gabonês quer começar o ano de 2018 realizando intervenções urbanísticas em várias cidades do país para melhorar as condições de vida da população. Com esse objetivo, vai realizar, de 06 a 09 de dezembro, o Primeiro Salão Internacional de Habitação e Urbanismo, na capital Libreville. A ideia do presidente Ali Bongo é conhecer empresas internacionais na área de construção para contratar ou fazer parcerias. “Urbanização, Desenvolvimento Sustentável e Crescimento Econômico” será o tema do evento.

“Nosso governo quer edificar casas populares, que é prioridade, escolas e universidades, estradas, entre outras obras. Com esse salão, deseja que grandes firmas apresentem suas competências, suas experiências, projetos, para depois assinar um contrato com elas para executarem essas melhorias de infraestrutura”, explicou o embaixador do Gabão no Brasil, Jacques Michel Moudoute-Bell. Segundo o diplomata, o salão é aberto ao público, à indústria da construção e a todos interessados pelas questões ligadas à gestão das cidades, às moradias, às infraestruturas, ao ambiente urbano, ao planejamento espacial e à ocupação do solo.

De acordo com dados da United Nations Department of Economic and Social Affairs (UN DESA) entre 2014 e 2050, o país abrigará 91% (1,48 milhão a 3 milhões de habitantes) da população urbana. Constatado esse desafio e na busca do cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODD) da Agenda 2030, principalmente o ODD no 11, “Fazer de modo com que as cidades e os assentamentos humanos estejam abertos a todos, sejam seguros, resilientes e sustentáveis”, o governo gabonês se comprometeu, com o apoio da ONU-Habitat e de outros parceiros, em organizar o Primeiro Salão Internacional da Habitação e do Urbanismo. “Será uma grande oportunidade de troca de experiências sobre os casos de sucesso e de boas práticas em vigor no mundo e na África”, reforça o embaixador Jacques Michel Moudoute-Bell.

As empresas interessadas devem entrar em contato com a Embaixada do Gabão em Brasília pelos telefone (0055) 61 3366-4831, 3366-1760 ou pelo e-mail: gabon@embgabon.org.br