Gisele Santoro condecorada pelo governo francês

GiseleSantoro 026O embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, homenageou a bailarina e coreógrafa maître de ballet e hoje diretora artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Gisèle Santoro recebeu, no dia 23 de novembro, na sede diplomática, a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras (“Chevalier dans l’Ordre des Arts et de la Culture” ) .

O reconhecimento do Ministério da Cultura francês é dado àqueles que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo. A dança , dizia Paul Valéry, “ é uma arte fundamental, como sua universalidade, sua antiguidade imemorável, sua utilização em situações solenes, as ideias e debates que ela desde sempre provocou, o revelam ou provam”, discursou o embaixador Miraillet.

GiseleSantoro 035O diplomata elogiou a distinta carreira de Gisele Santoro, a quem chamou de “musa da dança”, bem como o seu compromisso com a cultura de Brasília e o fortalecimento dos laços de amizade franco-brasileira.

“Cara Senhora, por ter promovido esta arte imemorável junto a tantas gerações de jovens brasileiros, por ter feito brilhar esta arte universal pelo mundo e, graças a ela, ter estabelecido laços de uma amizade sólida e fiel entre nossos países, a senhora merece, mais do que ninguém, que a França lhe renda homenagem”. Segundo o embaixador francês, Gisele nunca deixou de colocar a energia dela na dança.

GiseleSantoro 032A bailarina, em perfeito francês,  agradeceu a homenagem e falou de seu amor pela França que considera um país muito especial por ter sido lá o início da realização do seu sonho. “A França está na minha veia”, afirmou emocionada.

Histórico – Após começar sua carreira dançando na Esplanada dos Ministérios cerimônias de inauguração da cidade, Gisele Santoro partiu para o exílio por dez anos com seu marido, o famoso compositor Claudio Santoro, que a acompanhou durante suas apresentações na França.  Gisele dirige o Instituto de dança e Ballet de Brasília há quase 30 anos e é a responsável pelo mais importante evento na área, aqui no Brasil, o Seminário Internacional de Dança. A noite seguiu com um coquetel e um concerto de bossa nova de Célia Rabelo e pelo guitarrista Félix.

GiseleSantoro 040GiseleSantoro 012GiseleSantoro 019GiseleSantoro 004GiseleSantoro 002GiseleSantoro 053GiseleSantoro 005GiseleSantoro 020GiseleSantoro 003GiseleSantoro 010GiseleSantoro 060GiseleSantoro 062GiseleSantoro 065GiseleSantoro 044GiseleSantoro 055