Goût de France: o melhor da gastronomia francesa

FrançaEmbaixador Michel Miraillet faz lançamento do oficial do maior evento da cozinha da frança que vai reunir três mil restaurantes, em 150 países, nos cinco continentes

Pelo 4° ano consecutivo, o  Goût ou Good de France (em inglês) irá celebrar a gastronomia francesa mundo afora, no próximo dia 21 de março. Nessa edição será feita homenagem à região de Nouvelle Aquitaine, centro de excelência dos vinhos franceses, sobretudo o Bordeaux,  e à Paul Bocuse, um dos criadores da “nouvelle cuisine”,  movimento que revolucionou a cozinha mundial, falecido em janeiro desse ano. Em Brasília, o embaixador Miraillet reuniu, no dia 07, na residência da França, os 24 chefs participantes da edição 2018 do Good France e muitos convidados.

GoodFrance20“O objetivo dessa iniciativa é o de promover a gastronomia francesa no que ela tem de universal: a transmissão de conhecimentos práticos, a valorização dos produtos locais, a harmonização dos vinhos e dos sabores e, de forma ampla, a arte de viver que lhe é inerente”, discursou Miraillet. Segundo o diplomata, “o Brasil é um parceiro fiel”, estando sempre entre os primeiros países em termo de participação que é cada vez mais marcante. Nesta edição, serão 65 restaurantes.

 GoodFrance5Brasília contará com 24 chefs na cidade, oferecendo o menu Goût de France ao público da capital federal amante da culinária e dos vinhos franceses. Um comitê de seleção internacional, com o apoio da rede de embaixadas francesas, valida a lista de participantes assegurando a qualidade e a coerência dos menus. “É graças a esses chefs brasileiros e franceses que, no Brasil, teremos a oportunidade de experimentar esses prazeres, tão preciosos para a França”, afirmou o embaixador.

GoodFrance26Os cerca de 300 convidados puderam degustar um pouco dos cardápios que serão oferecidos no Goût de France 201 em quatro bufês temáticos: fruto do mar, foie grãs, frutos do mar, queijos e chocolates. ”A descoberta de um prato novo faz mais felicidade do gênero humano do que a descoberta e de uma estrela”, disse o embaixador lembrando a frase do gastrônomo Jean Anthelme Brillat Savarin.

GoodFrance22Classificada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, por “estar diretamente ligada a uma prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”, a gastronomia francesa tornou-se um dos pilares da atratividade turística do país, participando ativamente de sua influência cultural. Organizado pelo Ministério francês da Europa e dos Assuntos Exteriores e pelo chef internacional Alain Ducasse, o Goût de France foi inspirado na iniciava de Auguste Escoffier, que, em 1912, lançou os “Jantares de Epicuro”, evento durante o qual um mesmo menu era servido no mesmo dia, em diversos países e para um grande número de pessoas.

Veja os restaurantes participantes em todo o Brasil e o menu de cada um no site: www.goodfrance.com

GoodFrance19GoodFrance21França2GoodFrance17GoodFrance11França1GoodFrance27França2GoodFrance29GoodFrance30GoodFrance9GoodFrance10GoodFrance14GoodFrance27GoodFrance28GoodFrance32GoodFrance31GoodFrance25França5França6França4GoodFrance23França3França7