Governo do Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros

A partir de maio, o governo japonês abre as inscrições para seus programas anuais de bolsas de estudos para estrangeiros. As oportunidades, oferecidas por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, (MEXT), são voltadas a candidatos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pesquisa acadêmica (pós-graduação).

As bolsas incluem o pagamento de passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custa mensal para despesas, com partida prevista a partir de abril de 2020.

Os selecionados terão a oportunidade de estudar em instituições japonesas durante todo o período do curso. A bolsa prevê, ainda, aulas preparatórias de língua japonesa e, dependendo da modalidade, outras disciplinas relacionadas, que são oferecidas no início do programa, no Japão.

O processo seletivo inclui uma prova de língua japonesa e outra de língua inglesa, além de avaliação de projeto de pesquisa para candidatos da pós-graduação, e de avaliações escritas em inglês sobre as matérias relacionadas à área de estudo escolhida, para candidatos da graduação, curso profissionalizante e escola técnica. Os candidatos aprovados nas provas serão convidados a participar de uma entrevista, também de caráter eliminatório.

As inscrições do programa de pesquisa têm início em 2 de maio, e ficam abertas até o dia 29. Podem se candidatar pessoas com Ensino Superior completo e idade máxima de 34 anos em abril de 2020.

Para as bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até 2019 e com até 24 anos de idade em abril de 2020. As inscrições vão de 3 de junho até o dia 28 do mesmo mês.

O calendário vale para moradores da região do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, que devem formalizar as inscrições junto à Embaixada do Japão no Brasil. Os candidatos de outras regiões devem consultar o consulado local para obter informações sobre o procedimento de inscrição.

Palestra

Os interessados nas bolsas de estudo MEXT terão uma oportunidade de saber mais sobre os programas nos dias 5 e 9 de maio, quando a Embaixada do Japão oferece ao público palestras sobre o tema. No domingo (5), a apresentação será realizada como parte da Mostra da Cultura Japonesa da Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília, às 10h30. Na quinta-feira (9), a palestra será no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), às 10h. A entrada para os dois eventos é livre ao público.

Por meio das palestras, os estudantes poderão se informar sobre as exigências para a inscrição, as etapas do processo seletivo e as recomendações para quem deseja se candidatar ao programa. O público também terá a chance de conferir os valiosos depoimentos de ex-bolsistas, que vão compartilhar algumas de suas experiências como estudantes no Japão.

Serão abordadas, ainda, questões relacionadas a outras bolsas de estudos do MEXT com inscrições previstas para o próximo ano, voltadas para estudantes de língua e cultura japonesa e para professores.

Para mais informações sobre os programas de bolsas de estudos MEXT, acesse: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html