Happy Diwali

Divani1Today is celebrated Diwali that is India’s biggest and most important holiday of the year. The Indians light outside their homes to symbolize the inner light that protects from spiritual darkness.Over the centuries, Diwali has become a national festival that is enjoyed by most Indians regardless of faith: Hindus, Jains, Buddhists, and Sikhs.

A celebration made through family gatherings, with huge lamps, fireworks, electric lights, bonfires, flowers, squares and lots of Lakshmi worship. Legend has it that, during the festival, a goddess strolls the Earth looking for houses where she is welcome. So the Indians leave their doors and windows open.

Divani2O Diwali é um festival de cinco dias, comemorado para marcar o triunfo do bem sobre o mal. É observado a cada ano em algum ponto durante o meio de outubro ou de novembro em países como Índia, Singapura, Malásia e Nepal, ou onde há grandes comunidades de hindus. [1] Assim como os Cristãos veem o Natal como uma data especial e importante, o Diwali é um festival que possui um grande significado para os Hindus. Além do Hinduísmo, outras religiões que comemoram o festival são o Budismo, o Jainismo e o Sikhismo. Independente de sua fé, você pode juntar-se à festividade que é conhecida como “O Festival das Luzes”.

Divani3O festival de luzes indiano é considerado uma festa mágica, tão importante quanto o Natal é para muitos de nós. O evento é celebrado uma vez por ano e contagia as pessoas, que preparam roupas, doces e fogos de artifício. Inclusive, colocam luzes fora de suas casas para simbolizar a luz interior que as protege da escuridão espiritual.

O Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar chamado pelos indianos de Kartika, entre outubro e novembro. Este período do ano, para eles, simboliza a vitória do bem sobre o mal dentro dos seres humanos. O evento começou a ser feito como um festival para marcar a última colheita do ano. Isso quando a Índia era uma sociedade agrícola e buscava a benção divina da deusa da riqueza, Lakshmi.

No dia do festival de luzes, os indianos buscam o sucesso financeiro, por isso, fecham seus livros de contabilidade e rezam para alcançar o desejado. No dia seguinte, consideram ser o primeiro dia do novo ano financeiro.

A comemoração é feita através de reuniões de famílias, com lâmpadas enormes, fogos de artifício, luzes elétricas, fogueiras, flores, doces e muita adoração a Lakshmi. Reza a lenda que, durante o festival, a deusa passeia pela Terra à procura de casas em que ela seja bem-vinda. Por isso, os indianos deixam as portas e janelas de seus lares abertas.

Com o passar do tempo, Diwali tornou-se um festival apreciado por todos os indianos, independente da fé. Participam os hindus, jainistas, budistas e sikhs, tornando a festa ainda maior, também em beleza e significado. Podemos concluir que existem várias interpretações para o festival, mas que todas elas marcam a vitória do bem sobre o mal. Sem contar que deixa este país místico muito lindo e iluminado!