Hoje é o dia da bandeira italiana

Bandeira1O dia nacional da bandeira italiana é comemorado em 7 de janeiro por motivos históricos e políticos em toda a Itália há 17 anos. O símbolo da Itália (por vezes referida como il Tricolore), é formada por três cores (tricolor) de igual dimensão vertical: verde, branco e vermelho, com o verde posicionado no lado esquerdo. A sua forma atual data de 19 de junho de 1946, e foi formalmente adotada em 1 de janeiro de 1948.

A primeira entidade a usar a bandeira tricolor italiana foi a República Cispadana em 1797, instituída por Napoleão Bonaparte a partir de março de 1796. As cores escolhidas por aquela república eram a vermelha e a branca, as quais eram as cores da bandeira de Milão; e verde, que era a cor do uniforme da guarda civil milanesa. Entretanto, muitas repúblicas francesas de inspiração jacobina tinham substituído os antigos estados absolutistas italianos e, quase todos com variantes de cores, usavam bandeiras caracterizadas por três bandas de igual dimensão, inspiradas no modelo francês de 1790.

Alguns historiadores atribuíram um significado particular às cores, e uma interpretação habitual é de que o verde representa as planícies e as colinas do país; o branco, o topo dos Alpes; e o vermelho, o sangue derramado nas Guerras da Independência Italiana. Uma interpretação de natureza mais religiosa, é a de que o verde representa a esperança o branco a fé, e o vermelho a caridade; estas representam as três virtudes teologais