IICA e Agência Francesa de Desenvolvimento abrem diálogo de cooperação

Encontro discutiu formas de atuação no Brasil e países vizinhos, em ações ligadas a mudanças climáticas

A parceria em projetos de cooperação técnica voltados à agropecuária e redução dos efeitos do aquecimento global foram tema de encontro, nesta terça (7), entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Francesa de Cooperação (AFD), em Brasília (DF).

O Coordenador Regional Sul do IICA, Caio Rocha, e o Representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, reuniram-se com Philippe Orliange, Representante Regional para Brasil e Argentina da AFD. O principal mandato da AFD é atuar no combate às mudanças climáticas, como em projetos relacionados à redução de gases de efeito estufa e promoção de energias renováveis, por exemplo.

O IICA, órgão especializado em agricultura do sistema interamericano, se apresentou à AFD como facilitador da cooperação técnica em diversos temas ligados ao meio rural e sustentabilidade. “Levamos a intenção do IICA de operar em conjunto com a Agência em projetos de desenvolvimento agropecuário, nos colocando à disposição para apoiá-la, em especial em algumas ações previstas no Paraguai”, cita Caio Rocha.

Além de ampliar sua atuação para outros países da Região Sul, a AFD demonstrou interesse em colaborar no financiamento de projetos no Nordeste do Brasil, tendo o IICA como ponte e posterior possível executor de programas. “Por sua experiência, o IICA pode colaborar em iniciativas relacionadas à gestão de recursos hídricos, manejo de projetos produtivos, construção de corredores biológicos, coleta de água de chuva, e projetos de integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, aponta Hernán Chiriboga.

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é o órgão do governo francês voltado para a cooperação financeira com o setor público de outros países. Suas atividades começaram em 2007 no Brasil, onde, até hoje, foram empenhados mais de € 1 bilhão.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.