Il piacere di leggere in italiano

O prazer de ler em italiano – Revisão de leituras em italiano de autores contemporâneos

A Embaixada da Itália retoma a série de encontros culturais para divulgar a língua italiana por meio da vocação do país para grandes obras literárias. Um forma de a sede diplomática abrir as portas para o público interessado na cultura da Itália. A primeira atividade do projeto em 2018 será no 18 de abril, 18:30 horas, na Sala Nervi. O livro escolhido foi ” A ilha de Arturo, de Elsa morante.

A Itália possui um património feito de afrescos, praças, paisagens, igrejas, ciência e tradições gastronômicas. Mas tem também  páginas e palavras de uma língua viva, de que o Brasil herdou as influências e as notas já desde os tempos da imigração se conhece e ama. Os participantes são atraidos pela musicalidade doce, a poesia, a exatidão das linguagens e suas colorações, as nuances e a inesgotável riqueza combinatória da língua de Dante Alighieri.

Por meio das palavras e da obra de autores contemporâneos, cuja qualidade literária foi reconhecida por enorme sucesso de crítica e de público, na Itália e no mundo, o “Il Piacere di Leggere in  Italiano” vem conquistando cada vez mais participantes. Tocando diferentes autores e gêneros, através de canetas masculinas e femininas, o objetivo é viajar na literatura italiana. Nessa segunda edição do projeto haverá ainda música ao vivo com a participação dos músicos de Brasília.