[:pb]Jazz de Daems, Vervaeck e Pee agita noite brasiliense[:]

[:pb]

Evento é a última atração da XII Semana da Europa 2016, no DF

Oda Paula Fernandes

E as atrações em comemoração a XII Semana da Europa se despedem de Brasília com a última atração da cidade reservada para a capital federal. Desta vez, o som do jazz vai balançar o público no dia 23 de maio, às 21h, no Clube do Choro de Brasília (Setor de Divulgação Cultural, bloco G – Eixo Monumental). Os ingressos custam R$30,00 inteira e R$ 15,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Clube do Choro de Brasília, de 2ª a 6ª feira das 10h às 22h, e no Sábado das 19h às 21h30, ou na Bilheteria Digital. Classificação indicativa de 14 anos.

O Jazz não se deixa copiar, então este trio também irá permitir-se a liberdade de não pintar dentro das linhas para colorir no idioma do swing. Assim Daems, Vervaeck e Van Pee deixam muitos elementos para além do jazz tradicional surgir em sua diversão. Quem diz jazz da Bélgica, diz Jazz Manouche ou Gypsy Jazz. Django Reinhardt, o famoso padrinho mundial deste gênero, nasceu na Bélgica em 1910 e foi o primeiro a misturar o fogo da música cigana com o jazz tradicional (swing jazz).

Embora a Bélgica seja um país pequeno, tem uma cena de jazz bastante movimentada, onde ainda se podem encontrar músicos que continuaram a tradição de Django de uma forma contemporânea. Então assim são tocados swingjazz exuberantes intercalados com músicas lentas preciosas.

O saxofonista Daems, por exemplo, baseia-se em um amplo contexto de música oriental. Pee, baixista, é um mestre no campo do jazz moderno e improvisação, ele combina técnica impecável com um tom mais sujo e terroso. E o guitarrista Vervaeck tem a propriedade, como Django Reinhardt, de tocar de forma extremamente cativante e cada vez com algo mais surpreendente.

Este é um trio que realmente agita a plateia e, em muitas vezes, supera-se na pura diversão do improviso casual, como o jazz deve ser!

XII Semana da Europa 2016

Nesta 12ª edição a Semana da Europa acontece no Brasil desde 2004, realizado pela Associação dos Institutos Culturais e Embaixadas de países da União Européia (EUNIC) Brasil e pela Delegação da União Europeia no Brasil. Atualmente é organizada por uma associação que une 20 países, representados por 24 instituições, e a Delegação da União Européia.

O projeto ‘Semana da Europa’ foi concebido para celebrar o Dia da Europa, comemorado em nove de maio, para lembrar a paz e a unidade no continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, que propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

[:]