Laços entre Brasil e Etiópia é um dos temas 2º Fórum de Comércio e Investimentos Etio-Brasil

Embaixada da Etiópia

A Embaixada da Etiópia, juntamente com a WAFA Marketing & Promotions PLC e o World Trade Center, organizou o 2º Fórum de Comércio e Investimentos Etio-Brasil, no dia 28 de março, no World Trade Center de São Paulo. O evento teve como objetivo fortalecer mais os laços comerciais entre Brasil e Etiópia.

ei (1)O fórum atraiu uma ampla gama de empresas de vários setores, que também criaram uma oportunidade para criar uma base de contatos de negócios. Ele abriu caminho para a rede de empresas da Etiópia e do Brasil que estão engajadas na agroindústria e agricultura, construção, couro e produtos de couro, indústrias têxteis e de vestuário.

O embaixador da Etiópia no Brasil, Yalew Abate, discursou e falou aos participantes sobre as oportunidades de negócios e potencialidades da Etiópia nos setores promissores identificados, como agricultura, agroprocessamento, têxteis, couro e produtos de couro, energia renovável, mineração e construção. O embaixador explicou ainda sobre o atual desenvolvimento econômico e reforma empreendida pelo governo da Etiópia. Atualmente, a Etiópia está melhorando ativamente o clima de investimento por meio da adoção de processos burocráticos mais eficientes nas áreas de registro de empresas, logística e esquemas de administração fiscal.ei (4)

Na última década, melhorias no ambiente de investimento e nos pacotes de incentivos oferecidos pelo governo aumentaram o fluxo de investimentos diretos estrangeiros (IDE), especialmente no setor manufatureiro. Instantaneamente, a Etiópia está se tornando um dos principais destinos de investimento estrangeiro direto. O Sr. Zemedeneh Nigatu, presidente global do Fundo Fairfax Africa, apresentou o por que investidores brasileiros devem se envolver em negócios na Etiópia e incentivá-los a trabalhar com investidores etíopes em parcerias comerciais. A localização estratégica da Etiópia, os incentivos fiscais oferecidos pelo governo e a melhoria da infraestrutura estão atraindo investidores para fazer negócios no país.

ei (2)As empresas brasileiras que já investiram na Etiópia também compartilharam suas ideias sobre como fazer negócios na Etiópia. Natalia, representante do Standard Bank, um dos maiores bancos privados da África, e Lucas, CEO da CBA Sementes, empresa dedicada a aumentar a qualidade e quantidade da produção de batata, compartilharam suas experiências no estabelecimento de um negócio na Etiópia. Também foram organizadas discussões business to business (B2B) no fórum, que abriram caminho para o fortalecimento dos laços entre os empresários Etíopes e Brasileiros.

As notáveis relações diplomáticas e acordos bilaterais entre os dois países têm uma extrema importância para entender melhor sobre as respectivas vantagens comparativas. Dado o crescente investimento e oportunidades de mercado da Etiópia e a relação que existe há muito tempo entre os dois países, a Etiópia acredita que essa relação poderia ser muito mais extensa.