Leonardo da Vinci

Por ocasião do 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, a Embaixada da Itália em Brasília convida para dois eventos para comemorar o ANO de LEONARDO.

O eclético Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, o autor da pintura mais famosa do mundo, o precursor de inúmeras invenções modernas, mas continua sendo um dos personagens mais enigmáticos da história. Muitas questões ainda permanecem em torno de sua figura: a vida e o trabalho de Leonardo da Vinci representam o enigma que Costantino D’Orazio tenta decifrar. Este livro é um itinerário para entender o homem dos segredos inesgotáveis, uma verdadeira jornada através do mundo de um gênio, fascinante e misterioso como suas obras-primas.

IL PIACERE DI LEGGERE IN ITALIANO

Quinta-feira 11 de abril: Leonardo segreto, de Costantino D’Orazio

Horário: 18h30

Local: Sala Nervi da Embaixada da Itália

ENTRADA FRANCA sujeita à lotação. Para garantir a sua participação envie ume-mail com seu nome a eventos.brasilia@esteri.it (sua presença estará confirmada sem necessidade da nossa e-mail de resposta).

Figura quase lendária, Leonardo da Vinci contribuiu para inúmeros campos do  conhecimento. Artista, engenheiro, inventor, cientista; ele é considerado a personificação do “Homem Renascentista”. Embora seja mais conhecido por suas pinturas e obras artísticas, ele próprio se considerava mais cientista do que artista. Ele via tudo através dos olhos da matemática, incluindo seus desenhos e pinturas. Como em uma de suas pinturas, esta palestra pretende traçar o plano de fundo e, em seguida, deixar emergir a contribuição do polímata Leonardo.

O Prof. Chiossi obteve doutorado em matemática em 2003 pela Universidade de Gênova e é autor de várias publicações na área da geometria diferencial complexa. Trabalhou em diferentes países (Dinamarca, Alemanha, Itália, Brasil) e instituições, incluindo a Humboldt-Universitaet em Berlin. Desde 2015 é professor na Universidade Federal Fluminense.