Licor italiano é produzido em Brasília

LimonceloLiz Lôbo

Fotos: Divulgação

Produção artesanal é única no Brasil e vem conquistando os brasilienses

A bebida adorada em Nápoles, na Costa Amalfitana e na ilha de Capri, o limoncello é mais um dos produtos artesanais da Itália que têm ganhado destaque em bares e restaurantes ao redor do mundo. A paixão italiana está agora pertinho, aqui na capital federal. Foi lançado no dia 12 de dezembro, o Limoncello Paraíso, produzido em Brasília, mais especificamente na Asa Norte, pelos empresários italianos, Marcos Rombolini, Simona Forcisi e Michele Casalino. O lançamento foi no charmoso restaurante Limoncello.

limoncelo4A história começa há uma década, quando o empresário italiano Marco Rombolini decidiu fixar residência em Alto Paraíso. Apaixonado por viagens, gastronomia, bebidas e um bom papo, ele criou o licor com a receita do limoncello ensinada por seu pai, ainda na juventude. Esse ano, Marco ganhou dois sócios, Michel Casalino e Simona Forcisi e, juntos, trouxeram a produção para o centro de Brasília. Hoje, os três imprimem suas personalidades no produto, que cresce em escala a cada semana, tendo em vista o aumento no volume de vendas.

Limoncelo3De acordo com Marco Rombolini, o Limoncello Paraíso é um produto artesanal feito do encontro de antigas fórmulas da tradição italiana e os excelentes limões sicilianos cultivados no Brasil. Para a produção do licor são usados exclusivamente limões selecionados manualmente um a um. “Este é um dos segredos para alcançar excelente qualidade que envolve o visual, o olfato e o paladar”, explica.

Limoncelo9“O Limoncello deve ser degustado bem gelado para que as propriedades energéticas e digestivas sejam apreciadas integralmente”, complementa Simona. Além de ser usado na coquetelaria, ele também é muito apreciado na gastronomia para flambar peixes, carnes e risotos. “Para a sobremesa ele é excelente com sorvete de creme ou misturado ao café expresso”, ensina. Os empresários também criaram o Crema de Limoncello com um toque doce e romântico de baunilha, é um licor mais cremoso, que, por si só, já pode ser considerado uma sobremesa.

Limoncelo1Coquetéis – Com a base do limoncello se faz, segundo Michele ótimos drinks. O Coco Spritz, um long drink que leva Limoncello, água de coco, gelo e uma fatia de limão siciliano, considerado por ele muito refrescante e afrodisíaco.  Já o Limoncello Spriz leva Prosecco ou espumante, gelo, água tônica e uma fatia de limão siciliano. “É chique, festivo e de sabor incrível, muito refrescante”, garante Michele.

O produto pode ser encontrado no Empório da Cachaça; Il Pandrino; Empório Iracema; Il Basilico; Hostaria dei Sapori; Distribuidora Piauí; Dylan Café; Mercearia Colaborativa; IVV Swine Bar; London Street Pub; Pezzo di Pane; Vittoria D’Itália e Oh!Pasta.