Luxo em shopping de Veneza

T Fondaco dei Tedeschi, arquitetura e luxo no shopping de Veneza

shopping-venice1Um empório do luxo aos pés da Ponte de Rialto, em uma das zonas de comércio mais ativas e antigas do mundo. O T Fondaco dei Tedeschi é um dos projetos mais audaciosos realizados em Veneza nos últimos anos. O espaço abriga 7 mil metros de marcas de luxo internacionais em três andares, onde antigamente funcionava o Fondaco dei Tedeschi, a base comercial dos alemães na cidade.

O projeto

shopping-veneza3O projeto de reestruturação foi entregue ao escritório do conceituado arquiteto holandês Rem Koolhaas, que procurou recuperar algumas características do edifício original perdidas com os anos e as mudanças precedentes. O interior do edifício é um grande espaço aberto, como se estivéssimos em um dos “campos”(praças) de Veneza, mas fechado. Até o poço, presente na maioria dos campos venezianos, tem seu espaço no projeto.

shopping-veneza2A sequência de arcos no térreo e nos três andares do prédio demarca os corredores onde ficam alguns dos corners das marcas vendidas no shopping. São as escadas rolantes em madeira com detalhes vermelhos que dão o tom moderno ao espaço. Aliás, a mistura de materiais e superfícies douradas, acabamento em bronze em contraste com as antigas paredes de pedras e tijolos é o ponto forte do projeto.

shopping-veneza7Além das marcas internacionais do luxo, o andar térreo do Fondaco abriga em seu espaço produtos artesanais feitos em Veneza como a marca de roupas utilizada pelos gondoleiros, máscaras originais, objetos em madeira, guias da cidade e souvenirs. O empório enogastronômico com produtos de toda a Itália também fica no térreo.

O terraço

shopping-veneza5Mesmo que você não for fã de compras, o Fondaco merece uma visita. A requalificação do espaço trouxe a possibilidade de admirar um palácio histórico com um projeto inovador e de extremo bom gosto. Que o diga o terraço com vista para o Canal Grande e os telhados de Veneza. O espaço permite admirar a cidade a 360 graus e identificar alguns dos edifícios e campanários de igrejas, além de avistar de longe as Dolomitas, colinas Eugâneas e outras cidades próximas. As fotos falam mais que as palavras.

O Fondaco dei Tedeschi fica no Campo San Bartolomeo, aos pés da Ponte de Rialto, na parte de São Marcos. É um local muito central e fácil de encontrar.