Macedônia celebra amizade com o Brasil

Festividade em Brasília marcou os 20 anos da relação entre os dois países

Raquel Pires

Fotos: Eliane Loin

Na última segunda-feira (19), a Embaixada da Macedônia abriu suas portas para celebrar os 20 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre aquele país e o Brasil. A comemoração, que acontece na sede da representação diplomática, contou com a presença do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, do Subsecretário-Geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, Alessandro Warley Candeas, do secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Macedônia, Viktor Dimovski, entre outras autoridades, diplomatas, jornalistas e amigos.

O embaixador da Macedônia, Ivica Bocevski
O embaixador da Macedônia, Ivica Bocevski

O embaixador da Macedônia Ivica Bocevski, discursou e reafirmou a parceria entre os dois países. O Brasil foi o país escolhido para abrigar a única representação diplomática macedônica na América Latina. A inauguração ocorreu no final de 2017. “A Macedônia já escolheu o Brasil como seu principal parceiro estratégico da região da América do Sul.  A escolha de Brasília como lugar para a primeira Embaixada da Macedônia na região foi muito clara, dado o tamanho, a beleza deste país, sua posição central no continente, sua participação nos BRICS e no G20 e o fato de o Brasil ser um dos países parceiros estratégicos da União Europeia”.

O secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Macedônia, Viktor Dimovski
O secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Macedônia, Viktor Dimovski

A Macedônia também vê o Brasil também como seu parceiro na corrida econômica, tecnológica, científica e digital global e segundo o embaixador da Macedônia, a parte central do trabalho da embaixada será o esforço pela atração de investimentos estrangeiros diretos na Macedônia. “Estamos especialmente visando às famosas marcas brasileiras, já estabelecidas nos mercados globais e já temos algumas e também já demos alguns passos iniciais com as empresas brasileiras do setor de agricultura, autopeças e couro”.

O representante do Itamaraty, Alessandro Warley Candeas
O representante do Itamaraty, Alessandro Warley Candeas

O representante do Itamaraty, Alessandro Warley Candeas frisou a importância do diplomata Viktor Dimovski, um dos embaixadores mais importantes do país, estar no Brasil no momento em que os dois países completam 20 anos de amizade. Candeas também relembrou fatos importantes da relação como as visitas do ex primeiro-ministro Nikola Gruevski ao Brasil, em 2013, e do presidente da Macedônia Gjorge Ivanov em 2017, na inauguração da embaixada do país em Brasília. “Nossas relações chegam a essa data cada vez mais se aprofundando de forma segura, decisiva e cada vez mais ampliada em áreas importantes”.

O secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Macedônia, Viktor Dimovski também enalteceu a cooperação de ambos países em diversas áreas e a atuação do atual presidente do se país, que vem, segundo Dimovski, “realizando reformas na educação, saúde e segurança”.

      IMG_6185 IMG_6186

      IMG_6190 IMG_6193

      IMG_6196 IMG_6197

      IMG_6205 IMG_6244

      IMG_6254 IMG_6258

IMG_6252