MAPA leva brasileiros ao fórum de investimentos em Dubai

As empresas interessadas em apresentar projetos de agronegócio para atrair fundos podem se inscrever até o final do mês para participar do pavilhão do Brasil na Reunião Anual de Investimentos

Alexandre Rocha

alexandre.rocha@anba.com.br

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA ) está aceitando inscrições até o final de fevereiro de empresas brasileiras interessadas em apresentar projetos de atração de investimentos na conferência anual do Encontro de Investimentos ( AIM ), a ser realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 8 a 10 de abril.

O ministério vai organizar um pavilhão para o Brasil na feira que integra o programa do fórum. Segundo o diretor do Departamento de Investimentos Estrangeiros e Cooperação do MAPA, Rodrigo Da Matta, o estande contará com um “business lounge”, onde as empresas poderão apresentar seus projetos a eventuais investidores, além de duas salas de reunião.

A intenção é levar de 15 a 20 empresas entre as que integram o portfólio de projetos de investimento do ministério. De acordo com Matta, contém 204 projetos no valor de US $ 4,5 bilhões. “Também convidaremos entidades do agronegócio com projetos, além de secretarias e agências estaduais de desenvolvimento”, disse ele.

O MAPA pretende incentivar a atração de investimentos para projetos que “agreguem valor” ao agronegócio brasileiro, como empreendimentos nas áreas de abastecimento ou processamento de produtos agropecuários. Além da participação na AIM, o ministério planeja organizar reuniões com executivos de fundos de investimento dos Emirados Árabes Unidos.

A Reunião Anual de Investimentos é uma iniciativa do Ministério da Economia dos Emirados. A conferência é especializada em investimentos estrangeiros diretos. As palestras e debates são sobre esse tema. Os participantes são representantes de governos, gestores de fundos de investimento, bancos, empresários de multinacionais, consultores, professores universitários, diretores de organizações multilaterais, instituições e empresas interessadas em captar recursos para transformar seus projetos em realidade.

Além dos painéis, o fórum oferece um espaço para exposições (foto, em 2018) onde governos e empresas podem apresentar seus projetos. No ano passado, por exemplo, a organização promoveu rodadas de negócios entre investidores dos Emirados Árabes Unidos e empresas que buscavam fundos para seus empreendimentos.

Para expor no pavilhão do MAPA, as empresas devem acessar o site do ministério , seguir as instruções e inscrever-se. O aplicativo não garante sua participação, pois haverá uma seleção das empresas mais adequadas ao evento.

As despesas com o pavilhão, a contratação de recepcionistas e a produção do catálogo do espaço serão pagas pelo MAPA e pelo Itamaraty. Os participantes terão que pagar por suas passagens, acomodações, alimentação e outras despesas pessoais, despacho de amostras e materiais promocionais e credenciais no AIM. O passe do visitante é gratuito, mas há outros passes cujos preços variam.

Mais informações:

Departamento de Investimentos Estrangeiros e Cooperação

Telefone: 55 (61) 3218-2425

Email: dpi@agricultura.gov.br

Serviço:

Reunião Anual de Investimentos

De 8 a 10 de abril de 2019

Dubai World Trade Center, Dubai, Emirados Árabes Unidos

Para mais informações e inscrições, acesse o site da conferência