Ministra dos Emirados Árabes conhece pesquisa agrícola brasileira

Comex do Brasil

A ministra de Estado para a Segurança Alimentar dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Bint Mohammed Almheiri, teve uma série de reuniões com autoridades brasileiras nesta quinta-feira (03), em Brasília. Ao lado da embaixadora dos Emirados, Hafsa Al Ulama, ela se encontrou com a nova ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, com o chanceler Ernesto Araújo, e com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa, e outros diretores da estatal.

A embaixada dos Emirados em Brasília informou em sua conta no Twitter que na reunião com Tereza Cristina foram discutidas parcerias nas áreas de cooperação e segurança alimentar. O tema é caro ao país árabe, pois seu território é majoritariamente desértico e há grande dependência nas importações de alimentos.

De acordo com nota divulgada pela Embrapa, o setor agrícola responde por apenas 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Emirados, ao passo que no Brasil a participação do agronegócio no PIB é de 23%.

Os representantes da companhia falaram a Almheiri sobre o papel fundamental da pesquisa científica no desenvolvimento da agropecuária brasileira. Como exemplo, a estatal citou o setor avícola, que cresceu 59 vezes em quatro décadas. O Oriente Médio é hoje o principal mercado da carne de frango brasileira.

Em sua conta no Twitter, a ministra dos Emirados postou fotos da visita à Embrapa e destacou que a empresa teve grande importância na transformação do Brasil de importador líquido de alimentos em exportador líquido de produtos do agronegócio.

Almheiri conheceu também a unidade Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (foto do alto), maior banco de espécies vegetais da América Latina e um dos maiores do mundo.

A ministra e a embaixadora se encontraram ainda com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e, segundo a embaixada, o objetivo foi aprofundar as relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados. Na terça-feira (01), Almheiri acompanhou a cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.