Ministro dos negócios estrangeiros da Nigéria vista Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, durante encontro no Palácio Itamaraty

Ministério das Relações Exteriores

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, iniciou uma visita a Brasília hoje (12) para cumprir agenda de encontros que incluiu reunião de trabalho com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. O chanceler da Nigéria também visitará, nos dias 14 e 15 de junho, a cidade de São Paulo, onde estão previstos encontros com autoridades e empresários.

Na reunião com o ministro Aloysio Nunes Ferreira, foram tratados os principais temas das relações bilaterais, em seguimento à visita do chanceler brasileiro a Abuja em outubro do ano passado.

abuja-nigeriaMaior economia e país mais populoso da África, a Nigéria é um ator de crescente importância tanto na sua região quanto em questões globais. O Brasil mantém mecanismo de diálogo estratégico com a Nigéria e busca estreitar ainda mais os laços econômicos, comerciais e culturais entre os dois países. Há interesse de ambos os lados em fortalecer a cooperação em matéria agrícola, diversificar a pauta comercial e explorar novas oportunidades em investimentos, defesa, cooperação jurídica e energia.

Em 2017, a corrente de comércio bilateral totalizou aproximadamente US$ 1,5 bilhão. No primeiro quadrimestre de 2018, o comércio bilateral somou US$ 538,5 milhões, aumento de aproximadamente 22% em relação ao mesmo período do ano passado.