Gabão pelo social

Embaixatriz Julie Pascale Moudoute-Bell promove bazar com objetos vindos diretamente do Gabão para arrecadar fundos para a Associação Pestalozzi de Brasília

Raquel Pires

CIB 038A ação filantrópica foi realizada no dia 28 de março, na residência oficial do país, durante a qual  foram comercializadas 80 diferentes peças artesanais do país africano, como colares, brincos, pulseiras e almofadas. Com a presença do embaixador do Gabão no Brasil, Jacques Moudoute-Bell, do embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, da esposa do vice-presidente Hamilton Mourão, Paula Mourão, da esposa do Ministro da Educação, Paula Prux Vélez e da ex-primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, o bazar beneficente teve uma enorme variedade de artigos.

CIB 004O evento fez parte do lançamento da Ação Social da Embaixada do Gabão que todos os anos abraça uma causa. No ano de 2018 foi escolhida a Escola Classe 21, em Taguatinga. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de se consultar com oftalmologistas e, as que possuíam algum problema de visão, receberam óculos gratuitos.

A embaixatriz do Gabão, , Julie Pascale Moudoute-Bell e a ex primeira-dama, Marcia Rollemberg
A embaixatriz do Gabão, , Julie Pascale Moudoute-Bell e a ex primeira-dama, Marcia Rollemberg

“Também levamos à escola um grupo de dentistas e de agentes de saúde bucal, que conversaram com as crianças sobre a necessidade de darem atenção a higienização bucal. O encerramento do evento foi na própria escola com a participação de todos os alunos, corpo docente e da direção, e entregamos as doações de alimentos arrecadados ao longo do ano”, lembrou a embaixatriz.

Julie, esse ano, será madrinha da Associação Pestalozzi de Brasília que receberá parte da renda arrecadada do bazar, e “nada mais justo de que, como tal, indicasse esta prestigiada entidade para ser a escolhida para a Ação Social da Embaixada do Gabão em 2019”, afirmou.

Segundo a embaixatriz, o bazar foi apenas o primeiro de muitos eventos que serão realizados pela embaixada ao longo deste ano, para arrecadar os valores necessários para reformar os dormitórios da Associação. “Também será usado para suprir este local com material básico como camas, lençóis, cobertores e pijamas para o pessoal atendido”.

CIB 037Na visão de Julie, muito se fala sobre inclusão, mas muitos não colaboram para o ambiente que fomente esse aspecto. “Vamos trazer a inclusão da solidariedade para trazer dignidade a esta parcela da nossa população carente de um olhar amigo e que lhe estenda a mão para vencer mais esta dificuldade”, vibrou.

O trabalho social desenvolvido no Gabão pela primeira-dama Sylvia Bongo Ondimba, também foi mencionado pela embaixatriz. “Por meio de sua fundação, ela trabalha para melhorar as condições de vida do povo gabonês, principalmente das mulheres, jovens e populações vulneráveis, desenvolvendo importantes projetos para uma vida mais digna e de melhores oportunidades”, afirmou.

o embaixador Jacques Michel Moudoute-Bell e Sônia Couto, uma das homenageadas
o embaixador Jacques Michel Moudoute-Bell e Sônia Couto, uma das homenageadas

CIB 129Para mostrar as peças à venda foi realizado um desfile que deu a oportunidade das convidadas escolherem os colares, pulseiras e bolsas. Já 25 apoiadoras do projeto, presentes ao bazar, foram homenageadas pelo embaixador Jacques Michel Moudoute-Bell com a entrega de um Certificado de Mulher do Ano 2019, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. “Elas são merecedoras do nosso respeito, admiração e reconhecimento por toda sua dedicação às causas sociais e que, com sua garra e coragem, trabalha por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o embaixador.

CIB 003_Easy-Resize.com

Peças gabonesas – Lilian P. Roger, famoso etilista gabonês, é o criador das almofadas que estiveram à venda com diferentes desenhos típicos, como as máscaras. “Ao mesmo tempo universal e específica, a cultura da máscara é encontrada nos mitos e crenças dos povos de todo o mundo”, diz. Já Annick Design é a estilista das bolsas e dos colares, em que a matéria-prima são as miçangas e as contas de cristal para os anéis e as joias folheadas a ouro que foram vendidas.

CIB 001_Easy-Resize.com Exposição Gabão 042CIB 037CIB 107CIB 046CIB 042CIB 010CIB 014_Easy-Resize.comCIB 159CIB 132CIB 067CIB 072CIB 184CIB 176