Orgulho esloveno exaltado na comemoração da independência

Data Nacional Hungria 030Embaixada celebra data nacional, 25 de junho, com concerto e festa

A música deu o tom da alegria do embaixador Alain Brian Bergant nos dois eventos que lembraram os 27 anos de conquista da soberania da Eslovênia. Uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claúdio Santoro, no Cine Brasília, em 03 de julho, com a participação especial de artistas eslovenos abriu as comemorações. A renomada cantora Darja Svajger, que participou de dois festivais da Eurovision, e o premiado compositor e pianista Ziga Pirnat abrilhantaram o concerto assistido por diplomatas convidados. O maestro Ricardo Calderoni que recebeu o Prêmio International Prize USA-UE for excellence  in composition from the National Academy of Music  USA também teve uma participação  no evento.

Data Nacional Hungria 033A apresentação foi aberta ao público da capital federal, sendo a vinda dos artistas uma cortesia do governo da Eslovênia. “Há muito tempo queria vir ao Brasíl, mas só agora deu tudo certo. Pretendo voltar com mais calma para conhecer melhor o país que parece ser muito bonito”, disse Darja Svajger que canta na America Latina pela primeira vez. Ela encantou o público com a bela voz em clássicos da música americana como Summer Time.

Data Nacional Hungria 023Em seu discurso, embaixador Alain Bergant disse que desde a independência, a Eslovênia trilhou um caminho muito bem-sucedido e agora é membro ativo de todas as organizações internacionais relevantes como a Organização das Nações Unidas (Onu) , da Organização do Atlântico Norte (Otan), sendo o primeiro novo membro da União Europeia a aderir à moeda EURO em 2007 e a presidir o Conselho da União Europeia em 2008. Segundo o diplomata, a Eslovênia também entrou para o grupo dos países com melhor desenvolvimento econômico OECE em 2010.

“Além disso, podemos nos orgulhar de ser um dos dez países mais pacíficos e mais seguros do mundo. Entre 163 (cento e sessenta e três) países conquistamos o sétimo lugar no índice de paz global em 2017. Na pesquisa da organização americana Salve as crianças, a Eslovênia, junto com a Noruega, ficou em primeiro lugar na lista de melhor lugar para se criar uma criança”, relatou Bergant.

Música – A Eslovênia é considerada uma nação de cultura e,  principalmente,  de música de alta qualidade. O país tem mais de 3000 corais ativos, ficando no topo da lista em número  per capita. Foi lá onde se fez a descoberta do instrumento mais antigo do mundo.  Arqueólogos acharam, em 1995, numa caverna no oeste esloveno,  uma flauta neandertal, feita de osso de um urso de caverna, cuja idade é estimada entre 50 e 60 mil anos. “Por isso não podemos imaginar melhor celebração da data nacional do que celebrar com música“, finalizou o diplomata.

Data Nacional Hungria 058Data Nacional Hungria 039

Data Nacional Hungria 014Data Nacional Hungria 020

Data Nacional Hungria 133

Recepção – Uma segunda comemoração foi realizada na sede da embaixada, em 04 de julho, com uma festa para o corpo diplomático, amigos, entre outros convidados. A cantora Darja Svajger fez um pequena apresentação, mas deixou a música brasileira embalar o evento. Os presentes puderam degustar vinhos e doces eslovenos.

Data Nacional Hungria 128

Data Nacional Hungria 129Data Nacional Hungria 121Data Nacional Hungria 114Data Nacional Hungria 136Data Nacional Hungria 131